Durante a Idade Moderna, o Estado Francês foi considerado um dos mais bem consolidados exemplos do absolutismo dentro da Europa. Contudo, a centralização política francesa aconteceu de forma gradual,sendo iniciada no século X, com a ascensão da dinastia capetíngia. No final da Idade Média esse processo foi ameaçado com as guerras que colocavam em perigo a unidade política do país com adeflagração da Guerra dos Cem Anos.
Chegado o século XVI, a dinastia Valois retomou o fortalecimento da autoridade monárquica em meio às sangrentas guerras religiosas que tomavam o país. No governo do reiCarlos IX (1560 - 1574), vários conflitos entre a nobreza católica e os burgueses calvinistas colocaram em risco a estabilidade do poder monárquico. Em 24 de agosto de 1572, a noite de São Bartolomeumarcou um dos mais violentos confrontos com a morte de 30 mil moradores da cidade de Paris.
Depois disso, o trono francês foi comandado por Henrique III, que teve que reafirmar sua autoridade em umaguerra contra o nobre católico Henrique de Guise e o protestante Henrique de Navarra, que também ambicionavam a sucessão do governo. Nesse conflito, popularmente conhecido como a Guerra dos TrêsHenriques, os protestantes saíram vencedores. Dessa forma, teve início a dinastia de Bourbon sob a liderança do monarca Henrique IV.
Para dar fim aos conflitos de ordem religiosa, o novo reiestabeleceu a assinatura do Edito de Nantes, acordo que concedia liberdade de culto aos protestantes. Após esse governo, o monarca Luís XIII chegou ao trono delegando amplos poderes ao ministro Richelieu. Comos poderes do Estado em suas mãos, Richelieu tomou medidas que ampliavam os poderes da monarquia sobre os nobres e comerciantes do país. Além disso, colocou a França contra dinastia dos Habsburgodurante a Guerra dos Trinta Anos (1618 – 1648).
O triunfo do governo francês nesse conflito enriqueceu os cofres do Estado e estabeleceu importantes domínios coloniais para os franceses. Dessa...
...Absolutismo na França
A consolidação do absolutismofrancês está relacionado com a Guerra do Cem Anos: enfraquecimento da nobreza feudal e fortalecimento do poder real. A principal dinastia do absolutismofrancês foi a dos Bourbons:
Henrique IV ( 1593/1610 ) precisou abandonar o protestantismo para ocupar o trono real. Responsável pelo Édito de Nantes (1598 ) que concedeu liberdade religiosa aos protestantes.
Luís...
...Absolutismofrancês
O processo de centralização polítcia da França começou ainda na Idade Média e se intensificou depois da Guerra dos Cem Anos (1337-1453) com a dinastia dos Valois.
Durante o século XVI, o cenário político francês era dominado pelas disputas religiosas entre protestantes e católicos, que acabavam dificultando a centralização política. Durante o reinado de Carlos IX as disputas entre os católicos e os huguenotes...
...ABSOLUTISMOFRANCES E INGLÊS.
Introdução
A partir do século XVII, até a Revolução Francesa (1789) e mesmo entrando no século XIX (a Restauração de 1814-1848), vigorou na Europa o regime político denominado “Absolutismo”.
Foi o ponto de chegada de um processo iniciado na Idade Média e que representou a derrota da nobreza pela monarquia e a afirmação do soberano (Rei) e do Estado nacional. Isso foi possível pelo cansaço das guerras de religião,...
...Absolutismofrancês
A partir de 1560, sob a Regência de Catarina de Medicis, são combatidos os calvinistas. No episódio conhecido como a Noite de São Bartolomeu, são assassinados 20 mil huguenotes (protestantes).Trava a guerra dos três Henriques, entre 1585 e 1589, para garantir a sucessão dinástica. Em 1589 Henrique de Bourbon sobe ao trono e em 1593 converte-se ao catolicismo sob o pretexto de que "Paris vale uma missa". Seguem-se Luís XIII e os cardeais...
...colonial era complementar a da metrópole, nunca concorrente.
Absolutismo
Foi a coonsolidacao dos estados nacionais. Tambem chamado de Monarquia Feudal Moderna, foi considerado a recilclagem do feudalismo, uma vez que a nobreza e o clero continuavam sendo a base de sustentação dos gorvernos absolutistas. Contou com o apoio da burguesia, que no apogeu do absolutismo vai começar a divergir do rei. Sem mercantilismo não há absolutismo e vice versa....
...Setor de Ciências Humanas e Letras
Departamento de Letras Estrangeiras Modernas
HE895 ORIENTAÇÃO MONOGRÁFICA EM INGLÊS II
Márcio Eduardo Zuba
DO TEXTO DRAMÁTICO PARA A TELA: HAMLET POR FRANCO ZEFFIRELLI
Curitiba/PR, 2006.
1
Márcio Eduardo Zuba
DO TEXTO DRAMÁTICO PARA A TELA: HAMLET POR FRANCO ZEFFIRELLI
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação
em Letras – Inglês da UNIVERSIDADE FEDERAL
DO P ARANÁ como requisito parcial para
obtenção de grau de bacharelado com...
...Gestão de recursos humanos
13-02-2012
Código do trabalho
* É ilegal exigir aos candidatos que façam exames médicos sem a sua autorização expressa: art. 19º.
* O artigo 32º mostra o vasto nº de documentos que devem ser guardados durante 5 anos, relativo ao processo de recrutamento e seleção.
Recrutamento: atrair
Sistemas de recrutamento: “O sucesso ou insucesso da seleção depende da qualidade do recrutamento”
* Convencionais: ofertas de emprego em jornais e sites, boca-a-boca,...
...O francês (français, AFI: /fʁɑ̃sɛ/) é uma língua românica com cerca de 136 milhões de falantes nativos no mundo.1 2 3 4 São 500 milhões se incluídos os que a falam como segunda língua ou como língua estrangeira.4 5 Além do mais, cerca de 200 milhões de pessoas aprendem francês como língua estrangeira, o que faz dela a segunda língua mais ensinada no mundo seguida do inglês.6 Há comunidades francófonas em 56 países e territórios.7 A maioria dos falantes nativos vive...