Arte moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Arte moderna convida à reflexão


Especial para a Folha de S. PauloA arte moderna a muitos parece hermética ou mesmo desprovida de um sentido. Tal impressão, entretanto, talveznasça de uma espécie de vício interpretativo, segundo o qual a obra sempre "quer dizer" algo além de si mesma e interpretá-la é descobrir o que ela oculta.

Essa aparente dificuldadede entender a arte moderna revela um observador preso a cânones inadequados para a apreensão de um novo padrão.

O que se chama de arte moderna nasceu nos primórdios do século 20,quando eclodiram na Europa os chamados movimentos de vanguarda (futurismo, cubismo, dadaísmo etc.), que significaram, à época, uma ruptura radical com o conceito de arte vigente.

Oelemento figurativo, de representação da realidade, cedeu espaço ao traço metalinguístico, por meio do qual a arte se voltou para si mesma e pôs em marcha a reavaliação de suaspotencialidades.

No quadro cubista "O Bilhar", de Braque, aquilo que, à primeira vista, parece um objeto deformado, é, na verdade, a fusão de diferentes pontos de vista numa mesma tela.No dadaísmo, os artistas retiravam objetos de seu contexto de utilidade e, dessa maneira, conferiam-lhes o estatuto de arte. É o caso da "Roda de Bicicleta", assinada por MarcelDuchamp. Gestos radicais apontaram novos caminhos para a arte, que incorporou o conceito de intenção.

Se a tradição ocultou a forma e privilegiou o conteúdo da obra de arte, amodernidade fez exatamente o inverso. A harmonia das imagens ou a perícia do artista na reprodução da realidade deram vez à explicitação dos elementos e das técnicas, num processo derecombinação de informações e de constante diálogo com a tradição.

Assim, a arte contemporânea, como a arte moderna, fechada à fruição espontânea, convida o espectador à reflexão.
tracking img