Absenteismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ABSENTEÍSMO NA AUTO MECÂNICA PIMENTEL - FEIRA DE SANTANA

Gabriel de Cerqueira Borges 1
Daniela Adami Goes de Araújo 2

RESUMO

O presente trabalho teve como principal objetivo realizar um estudo sobre Absenteísmo e suas influências numa empresa Auto mecânica. Muitas organizações perdem porque não implantam formas para a redução ou a não existência do absenteísmo, de forma que minimize oretrabalho e não proporcione prejuízos para a mesma, por isso as ações neste campo precisam acontecer para que os resultados sejam atingidos e para o bom andamento da organização. A metodologia utilizada foi a de estudo de caso, com abordagem qualitativa e quantitativa dos fatos. Os meios de investigações utilizados neste trabalho foram à pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Absenteísmo éa ausência do trabalhador ao serviço, quando se esperava que ele estivesse presente.
Palavras Chaves: Absenteísmo, Empresa, Trabalhador, Motivação, Comunicação

1. INTRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

O Absenteísmo tem-se tornado um problema crucial tanto para as organizações de todos os segmentos de estrutura física e financeira, como para os administradores. Suas causas estão ligadas avários fatores, torrnado-o complexo e difícil gerenciamento. Na Auto Mecânica Pimentel, esse fenômeno vêm preocupando a gerência, uma vez que faltas constantes freqüentes ao trabalho repercutem nos quantitativos dos resultados e refletindo na qualidade dos serviços prestados a empresa e a sociedade. É preciso agir sobre as causas para estacar o prejuízo da empresa e melhorar o nível de satisfaçãodos empregados.

Entre as causas de absenteísmo na empresa podem ser encontrada doenças pessoais ou de familiar, problemas de transporte, problemas climáticos (chuva, etc), desmotivação do trabalhador, dificuldades financeiras. Alcoolismo, supervisão falha da chefia e atrasos ou faltas involuntárias por motivo de força maior. O absenteísmo gera enormes problemas na empresa, tais comoretardamento/perda de ritmo no desenvolvimento dos trabalhos, descontentamento de clientes que não são atendidos por ausência ou atraso de empregado. A ausência temporária do trabalho, absenteísmo, além de afetar o lucro e a produção das empresas, gera horas-extras, atrasos nos prazos, clientes descontentes e aumento da atividade dos outros funcionários que têm de dar a cobertura para o colega ausente.Percebe-se uma busca muito grande das empresas em acabar com esse índice de absenteísmo. Hoje realmente ganhou impulso o movimento de melhora na qualidade de vida dos funcionários, para redução de faltas ao trabalho, e com isso seu comprometimento com a empresa e sua permanência no emprego.
Hoje um dos grandes problemas enfrentado ainda pelas organizações é o Absenteísmo. Uma organizaçãoindependente da área, ramo, meio inserido, cultura que for vivenciada ou qualquer outra variação, precisa ter um gerenciamento efetivo de suas atividades com intuito de melhorar ou criar estratégias para o absenteísmo. A compreensão das mensagens transitada aos subordinados é de suma importância, para que os mesmos percebam a organização como uma organização diferenciada e que preza pelo funcionário. A falhanessas mensagens e nesse gerenciamento pode acarretar problemas de dimensões incalculáveis tanto para trabalhador como para empresa. Sabendo dessa realidade e vivenciando de forma constante a Auto-Mecânica Pimentel se depara com um problema necessário, verificar, Quais as causas e as conseqüências do absenteísmo para a empresa e como ela impacto nos resultados da mesma? Pois o mesmo vemprovocando problemas constantes no que se refere aos resultados da empresa, bem como, analisar e apurar os dados pesquisados que possam explicar a influência destes altos índices no dia-a-dia dela.
A pesquisa proporcionará aprendizado prático e ao mesmo tempo estará ajudando a empresa a repensar atitudes e conceitos, este tema é muito importante, pois além de ser analisado a fundo, e muito do que foi...
tracking img