Aborto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Nossa Senhora do Morumbi

TRABALHO DE BIOLOGIA
Professor Marcelo

Ficha I, Ficha II e Ficha III

Lucas Matheus – nº 13
Paloma Bergamasch – nº 19
Victória Moraes Cintra deCampos – nº 25

Ficha I – O Citosol

1) O Citosol ou matriz citoplasmática é o líquido que preenche o citoplasma, espaço entre a membrana plasmática e o núcleo das células vivas, que suportabolsas, canais e organelas citoplasmáticas. É constituído por água, proteínas, sais minerais, íons diversos, aminoácidos livres e açúcares.

2) Na periferia, o citosol é mais viscoso, tendo aconsistência gelatinosa, e essa parte é chamada de ectoplasma. Na parte central da célula, o citosol tem consistência mais fluída, e é chamado de endoplasma.

3) O citosol encontra-se em contínuomovimento, impulsionado pela contração rítima de certos fios de proteínas presentes no citoplasma, num processo idêntico àquele que faz os músculos movimentarem-se. Os fluxos do citosol são denominadoscomo ciclose.

4) Movimento amebóide é um tipo de locomoção, onde a célula muda ativamente sua forma, enviando seus pseudópodos citoplasmáticos em direção ao movimento. Esse tipo de movimentoestá relacionado com o citoesqueleto das células e ocorre devido aos microfilamentos de actina e miosina. O movimento amebóide acontece em amebas e leucócitos.

Ficha II – Retículo Endoplasmático eAparelho de Golgi

1) É uma organela exclusiva nas células eucariontes. É constituído por uma rede de túbulos e vesículas achatadas e interconectadas, que comunicam-se com a carioteca.

2)Ambos têm uma composição química lipoproteica. (Igual a MC, a diferença é que o Rugoso, em sua parede externa, possui ribossomos, que são pequenos organóides fabricantes de proteínas. O Liso não possuiestes ribossomos.)

3) Tanto o RER quanto o REL servem de canais para transporte de diferentes substâncias. Porém o RER serve de síntese de proteínas e o REL de lipídios.

4) Dictiossomos...
tracking img