Abordando a africa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INDÚSTRIA, URBANIZAÇÃO E MOVIMENTOS POPULACIONAIS NA ÁFRICA

Os setores industriais estão ligados ao beneficiamento de produtos agrícolas destinados à exportação, como tecelagens de algodão,fábricas de óleo vegetal, suco concentrado, usinas de açúcar e torrefadoras de café. Há também os setores industriais ligados à extração e transformação de recursos minerais e enérgicos fósseis que são asindústrias mineradoras e refinarias de petróleo.
A África do Sul reúne o maior parque industrial do continente africano; os países mais industrializados são a África do Sul, a Argélia e o Egito.
Oparque industrial africano é restrito em consequência da dependência financeira da maioria do país e da política praticada por governantes corruptos.

ECONOMIAS DEPENDENTES, POPULAÇÕES DEBILITADASCom o BOOM dos processos de independência das nações africanas na década de 1960, muitos empréstimos foram concedidos a juros baixos. O objetivo era que recursos fossem empregados na construção deestradas, ferrovias, usinas elétricas, aeroportos, hospitais, escolas, entre outros.
Nas últimas décadas os juros desses empréstimos multiplicaram fazendo disparar o valor da dívida externa dospaíses, o pagamento da dívida tem abocanhado grande parte do PIB, Produto Interno Bruto, de vários países africanos comprometendo a caacidade de investir em setores como a saúde e a educação para apopulação.
Na maioria dos países que contraíram dívidas, foi construída apenas uma infraestrutura mínima, que passou a atender indústrias e empresas agrícolas multinacionais. Porém, estas indústrias eempresas agrícolas investem pouco na ampliação de suas atividades ou no desenvolvimento tecnológico; fazendo com que a África apresente os piores indicadores social.
Os problemas sociais estãoagravando com o rápido crescimento populacional ocorrido nas últimas décadas. As taxas de mortalidades são bastante elevadas e são agravadas pelo precário atendimento médico. Como consequência a PEA é...
tracking img