Abordagens qualitativas e quantitativas em pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
UNINOVE - Universidade Nove De Julho – Stricto Sensu.

Resenha: Métodos de pesquisa.

O homem vem buscando há muitos anos entender a realidade e por isso busca através da pesquisa chegar a umaconclusão. Esse processo de tentar chegar a uma resposta é entendido como processo de estudo, ou seja, construção, investigação e busca que relaciona e confronta informações, fatos dados e evidênciasvisando à solução de um problema ou realidade.
Desta forma, o pesquisador busca encontrar nexos entre diversas variáveis relacionadas ao seu objetivo de estudo tentando através da explicação de umahipótese responder a uma pergunta. “Onde os dados desta pesquisa podem ser classificados como, qualitativas, quantitativas ou estudo de caso”. Os dados são filtrados, organizados e tabulados. Martins &Theóphilo (2009, p.107).
O artigo Tripp (2005), busca esclarecer o termo “pesquisa-ação” fazendo um breve histórico do método e defendendo formas de investigação-ação, onde define o termo como umaestratégia para o desenvolvimento de professores e pesquisadores de modo que eles possam utilizar suas pesquisas para aprimorar seu ensino, em decorrência, o aprendizado de seus alunos.
Para Bressan(2000) e Calixto (2008), o método de estudo de caso é descrito como uma estratégia de pesquisa onde a recomendação ao pesquisador é executar o estudo com todo cuidado, pois o método é tradicionalmentecriticado entre os pesquisadores.
Observou-se que os resultados dos estudos de caso, em sua maioria, não relacionaram a aplicação prática que foi proposta com os desenvolvimentos teóricosanteriores, os quais, em muitos trabalhos, foram amplamente destacados na revisão bibliográfica. (Bressan, 2000).
Já para Coltro (2000), o uso da metodologia denominada Fenomenologia trata-se de desentranharo fenômeno, pô-lo a descoberto, desvendá-lo para além da aparência, ou seja, apegando-se não aos fatos em si mesmo, mas sim aos seus significados.
Conclui-se que dependendo do objeto de estudo e...
tracking img