Abordagem sistematicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Abordagem Sistêmica (teoria dos sistemas)

Quantas vezes já nos referimos, ou ouvimos a palavra sistema:
- O sistema telefônico ficou mudo !
- O sistema de coleta de lixo está perfeita.
- Chefe, cheguei atrasado porque o sistema de trânsito desta cidade está uma porcaria...

Em qualquer um dos casos podemos observar que a palavra sistema está sempre acompanhada de outra que a qualifica.Desta forma encontra-se o objetivo declarado de um sistema, ou seja, a razão de sua existência. Por exemplo: Sistema de Trânsito, Sistema Circulatório, Sistema Educacional, Sistema Político, Sistema Médi-co, Sistema Nervoso, Sistema Digestivo, etc...)

Todo e qualquer sistema está inserido em um meio ambiente que o contém, ou seja, tudo que é externo a um sistema é chamada de seu meio ambiente.Em qualquer sistema pode-se encontrar elementos característicos vinculados ao seu fim. No caso do sis-tema de trânsito, temos os veículos, motoristas, pedestre, ruas, guardas, placas, semáforos, etc... Igualmente, pode verificar-se isto em um sistema de controle do acervo de uma biblioteca. Lá tem-se: os títulos das obras, os exemplares, os usuários, a localização de cada exemplar, etc...Observe que estes elementos interagem entre sí (alguns de são elementos passivos, outros não). Eles se completam e permitem ao sistema atingir seu objetivo.

Podem ser encontradas várias definições para sistema, as quais, muitas vezes são extremamente amplas, bastante abrangentes, em outros casos, carecem de uma generalização, como nos exemplos a seguir:

“Conjunto de partes coordenadas, queconcorrem para a realização de um conjunto de objetivos” (DIAS & GAZZANEO, 1989:4).

“Um sistema é um conjunto de objetos unidos por alguma forma de interação ou interdependência” (CHIAVENATO, 1983:515).

“Sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com obje-tivos comuns formando um todo” (BALLESTERO ALVAREZ, 1990:17).

“Conjunto de elementos, entreos quais haja alguma relação. Disposição das partes ou elementos de um todo, coordenados entre sí, e que formam uma estrutura organizada” (FERREIRA, 1988:471).

Assim, nosso trabalho, iniciará considerando sistema um conjunto de entidades relacionadas, que in-teragem entre sí, buscando atingir um objetivo declarado e outros correlatos.

O que são estas entidades ?

São aqueles elementospróprios (característicos, inerentes) do sistema em questão. Estes elementos po-dem ser internos ao sistema, ou estar em trânsito pelo mesmo. Qualquer que seja o caso, eles sempre entram com certas características e quando saem, possuem novas características.

Exemplos: No sistema educacional, encontramos como entidades os estudantes, os professores, os livros, a administração (funcionários) eequipamentos.

As entidades de um sistema estão relacionadas e interagindo entre sí com vistas ao objetivo declarado do sistema. (Exemplo: Professores, livros, alunos, direção, enfim, todas as entidades do sistema educacional, buscam atingir juntas o objetivo educacional).

Observe que, dentro de um sistema educacional, certamente se encontrará um sistema de avaliação. Te-mos então um sistemadentro de outro. Quando isto ocorre, tem-se um subsistema. Portanto, o sistema de ava-liação, pelo fato de estar inserido no sistema educacional, é um subsistema deste.

Subsistemas também são consideradas entidades do sistema onde encontram-se.

Tudo que for externo a um sistema, é considerado o seu meio ambiente. Todos os sistemas conhecidos até o momento, possuem alguma interação com o seumeio ambiente (trocam algo com o seu meio – recebem – enviam), sendo portanto, conhecidos como sistemas abertos. Os sistemas fechados, no rigor de sua definição, não foram até o momento observados, portanto, existem apenas em teoria (por enquanto). Um sistema fechado é aquele que existe sem qualquer tipo de interação com seu meio ambiente, é totalmente auto-suficiente; jamais, em momento algum,...
tracking img