Mapa de risco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Goiás
Instituto de Química

Higiene e Segurança no Trabalho

Goiânia, 14 de junho de 2011
Alunos: Ana Paula Costa, João Bruno Costa e Tiago M. Almeida
Professora: Dra. Maria Gizelda
1) Introdução

As condições de trabalho, historicamente são fontes de riscos geradoras de acidentes, doenças, incapacidade e morte para os trabalhadores. Hoje, mais do que nunca,o conhecimento científico e técnico pode ser um instrumento valioso na prevenção dos riscos e na avaliação das condições de trabalho, causas determinantes de danos à saúde dos trabalhadores.
O Diário Oficial da União de 20 de agosto de 1992 publicou uma portaria do Departamento Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador (DNSST) implantando a obrigatoriedade da elaboração de Mapas de Riscospelas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAS) nas empresas.
O mapa de riscos pode ser considerada a primeira medida prevencionista em conjunto, empresário - trabalhador, afim de encontrar soluções práticas para eliminar os riscos, ou, quando não for possível, pelo menos controlá-los, melhorando o ambiente e as condições de trabalho a que o trabalhador fica exposto, e conseqüentementehaverá um aumento na produtividade. Com isso, ganham os trabalhadores, os empresários e o país. Os primeiros, com proteção da vida, da saúde e da capacidade profissional. Já os segundos, com redução de penalizações no processo produtivo, desperdício de matérias-primas e danificações dos equipamentos. E, por último, ganharia o país, pois não teria que pagar pensões, aposentadorias precoces, além deaumentar a produção interna. Lembrando que tais despesas irão recair sempre no contribuinte, pois, para arcar com as mesmas, o Estado aumentará os impostos, taxas de seguros e contribuição social, aumentando assim o custo de vida.
O Mapa de Risco é uma representação gráfica (esboço, croqui, layout ou outro), de uma das partes ou de todo o processo produtivo da empresa, onde se registram os riscos efatores de risco a que os trabalhadores estão sujeitos e que são vinculados, direta ou indiretamente, ao processo e organização do trabalho e às condições de trabalho.
O registro dos fatores de risco no desenho deve ser feito da forma mais simples possível, para que seja facilmente entendido por todos aqueles que o consultarem. Os riscos e fatores de risco podem ser registrados através defiguras, cores, ou outros símbolos que os trabalhadores considerarem a forma mais fácil de ser entendida. A representação adotada deve ser compreendida e usada por todos, de forma a tornar homogêneo os registros e as análises.
O mapa deve ser colocado em um local visível para alertar aos trabalhadores sobre os perigos existentes naquela área.
Neste Mapa de Risco, falaremos sobre o Laboratório deSupervisão de Esgoto, da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Goiânia.

2) Objetivo

O Mapa de Risco (MP) tem como objetivos, reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho na empresa; e possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nasatividades de prevenção. Ou seja, auxiliar os trabalhadores na investigação e controle dos ambientes de trabalho.
De uma maneira mais geral, ele tem como função encontrar os possíveis riscos e a gravidade dos mesmos dentro da empresa e procurar medidas que possam diminuir esses riscos ou até mesmo acabar com eles.

3) Levantamento e Sistematização do Processo de Produção

3.1) Fluxograma deProdução

3.2) Descrição dos Equipamentos e Instalações

Descrição dos Equipamentos e Instalações |
Equipamentos/ Instalações | Definição / Caracteristicas de funcionamento | Riscos provenientes do equipamento |
| | |
Estufa | são estruturas com o objetivo de acumular e conter o calor no seu interior, mantendo assim uma temperatura constante | Acidentes como queimaduras,...
tracking img