Abertura de empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5079 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Princípios Fundamentais da Contabilidade





Licene Fonseca Sá Silva
2012


SUMÁRIO

· Introdução...........................................................................................1
· Aspectos Metodológicos......................................................................2
· ReferencialTeórico..............................................................................3
· Internacionalização das normas contábeis no Brasil...........................3
· Postulado, Princípios e Convenções....................................................4
· Princípios Postulados Mundiais...........................................................5
· Princípios Mundiais.............................................................................6
·Convencões.........................................................................................7
· Analise de Resultado ( Resolução 750 do Conselho Federal de Contabilidade de 29/12/1993 e mudanças atuais)....................
· Evidenciações das empresas
· Considerações Finais
· Referências..........................................................................................









Unibahia –Faculdade Integradas Ipitanga






Princípios Fundamentais da Contabilidade






Licene Fonseca Sá Silva
Curso – Ciências Contábeis 2 ° Semestre
Professor – Ubirajara Vigas.


INTRODUÇÃO

Os princípios Fundamentais de Contabilidade, alicerçam-se na premissa de que a contabilidade é uma ciência social com plena fundamentação epistemológica, e como tal necessita do objeto, quedelimita o campo de abrangência de uma ciência; na Contabilidade, o objeto é sempre o PATRIMÔNIO de uma entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorre nas sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, que vise ou não o lucro. O patrimônio também é objeto deestudo de outras ciências sociais - por exemplo, da Economia, da Administração e do Direito – que, entretanto o estudam sob ângulos diversos daquele da Contabilidade, que o estuda nos seus aspectos quantitativos e qualitativos.
Por aspecto qualitativo do patrimônio entende-se a natureza dos elementos que o compõem, como dinheiro, valores a receber ou a pagar expressos em moeda, máquinas, estoquesde materiais ou de mercadorias, etc.
O atributo quantitativo refere-se à expressão dos componentes patrimoniais em valores, o que demanda que a contabilidade assuma posição sobre o que seja "valor", porquanto os conceitos sobre a matéria são extremamente variados.
Os Princípios Fundamentais da Contabilidade representam o núcleo central da própria Contabilidade, os princípios constituem sempreas vigas mestras de uma ciência, revestindo-se dos atributos de universalidade e veracidade, conservando validade em qualquer circunstância. Nas ciências sociais os princípios se colocam como axiomas, premissas universais e verdadeiras, assim admitidas sem necessidade de demonstração, ultrapassando, pois a condição de simples conceitos.

















Aspectos MetodológicosSão descritos os procedimentos metodológicos adotados para a realização deste estudo. Quanto aos objetivos, classifica-se este estudo como descritivo, que é caracterizado como o estabelecimento de relações entre as variáveis a partir da descrição de um fenômeno ou população. Acrescenta que este tipo de estudo pode ser classificado como intermediário, não sendo tão preliminar como a pesquisaexplorátoria e nem tão aprofundada como a explicativa.
Quanto à abordagem do problema, a pesquisa é classificada como qualitativa, pois
"concebem-se análises mais profundas em relação ao fenômeno que está sendo estudado" não havendo a observação de aspectos quantitativos. Então, utilizo use da análise de textos legais para o cumprimento do estudo para construir o conhecimento em
relação...
tracking img