Abc do abc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
...............................................................................................................................


ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA – MÓDULO BÁSICO

SAMIRA LETÍCIA DO CARMO BARBOSA - 000272011















portfólio 2
LINGUA PORTUGUESA...............................................................................................................................
Guarulhos
2012




samira letícia do carmo barbosa

















portfólio 2
LINGUA PORTUGUESA








Trabalho apresentado ao Curso de MEMIMOD43 da Colégio ENIAC para a disciplina de Lingue Portuguesa


Prof. Sandra









Guarulhos

2012





1. Após ouvir a música, responda:
a.Qual o ponto de vista expresso na música acerca do amor.

b. Quais argumentos são utilizados para sustentar esse ponto de vista.


2. Estabeleça uma comparação entre a música “Monte Castelo”, o soneto de Camões “Amor é fogo que arde sem se ver” e o Capítulo 13 da Primeira Epístola do Apóstolo Paulo aos Coríntios. Aponte possíveis diferenças ou semelhanças. Levando em conta a forma e o conteúdo damúsica, como ela se vale dos textos de Camões e Paulo?


3. A que tipo de oração subordinada é possível associar a música “Monte Castelo” o texto de Paulo?


Ainda que eu falasse a língua dos homens. E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.
A citação em é a primeira estrofe da música Monte Castelo, de Renato Russo, que compreende uma adaptação da Carta aos Coríntios do maior anunciador docristianismo, São Paulo, o “Apóstolo”, e do Soneto 11 de Luís de Camões, maior poeta da língua portuguesa, e fala da importância do amor, do amor entre os homens.


Monte Castello é o nome de uma pequena elevação de terra situada a 61,3 km a sudoeste de Bolonha, Itália, palco de uma das batalhas da Segunda Guerra Mundial.
Como conta a história, a Batalha de Monte Castello, travada durante trêsmeses ao final da guerra, objetivava possibilitar o avanço dos aliados no Norte da Itália e marcou a presença da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no conflito, e onde, como em todas as guerras, seres humanos morreram.
Monte Castelo também é o nome de um município brasileiro do Estado de São Paulo, com população, em 2009, de aproximadamente 4.000 habitantes. Conforme dados da Fundação Seade ,Monte Castelo tem 259 crianças com até 5 anos de idade. Essa pequena cidade tornou-se notícia, pois seu prefeito foi flagrado pelas câmaras do Jornal Nacional, da Rede Globo, cobrando “propina” de uma empreiteira contratada para construir uma creche orçada em R$1 milhão, com financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Governo Federal.
Segundo a matéria veiculada, o valorprevisto para ser investido na creche corresponde a um terço do que o município recebe do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é de R$3,472 milhões.
Indignada, uma moradora da cidade, Ana Maria Polidoro, resumiu: “Ele queria ser santo, vivia na igreja, mas de santo ele não tem nada”.
Outra moradora, Poliana Freitas Almeida da Silva, também revoltada, comentou: “Nem eu nem nenhummorador aqui de Monte Castelo vai aceitar ele lá dentro, porque corrupção é a pior coisa que tem no mundo.”
Para aludir, de forma antagônica, a um ato de desamor da humanidade, que é a guerra, Renato Russo denominou seu poema que fala do amor, de Monte Castelo.
Sem dúvida foi uma grande sacada do compositor, pois a guerra, que corrompe povos e nações, mesmo quando necessária é inútil e sempre foi umatola ação da fragilidade humana. Na sua ocorrência, não há vencidos, nem vencedores. Todos perdem e sua primeira vítima, como o bem disse Boake Caster, é a verdade.
O poeta, considerado o maior compositor do rock brasileiro, também de forma inteligente, criticou duramente a corrupção no Brasil, quando na sua composição “Que País é Este?” nos lembra que “Nas favelas, no Senado, sujeira pra todo...
tracking img