Abac

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Humanismo e Renascimento
Por Gilberto Miranda Júnior[->0]





Introdução

O presente trabalho tem como objetivo o entendimento do período da Idade Moderna iniciada a partir do desgaste das respostas construídas pela Idade Média para a questão do homem, da verdade e da sociedade. Entendendo que o olhar filosófico sobre a História sempre tem como objeto a construção de um sentido argumentado deuma leitura, apresento nesse trabalho apenas uma resenha e a análise dos textos escolhidos e com apoio de outros textos e autores que tive a oportunidade de consultar.

Os autores consultados são unânimes no entendimento de que o termo Renascença, embora tenha como característica fundamental a busca de referência na antiguidade, se coloca “a partir dela” e não “nela” para se firmar enquantomovimento. A busca de referências antigas, perdidas ou com enfoque diverso na Idade Média, desloca a noção de Homem, enquanto gênero ou espécie, de mero reprodutor e legitimador de uma estrutura hierarquizada, cujo topo se encontra o clero e a nobreza, para valorizar o gênero como um todo em sua capacidade de inovação (criativa, intelectual e espiritual); inclusive para interpretar à seu modo essarealidade que agora sai da mão da autoridade para se tornar propriedade do Homem dentro da História.

O ser humano como microcosmo que reproduz em si a perfeição do universo criado, é tema recorrente nesse pensamento. Embora haja certa controvérsia em termos de datas em que teria se iniciado esse período histórico, é possível detectar aspectos que identifiquem sua incipiência. O humanismo enquantoconcepção do mundo centralizada no Homem é um traço fundamental do período renascentista e sobre isso os autores concordam. A mudança então, a despeito de datas ou algum marco específico, identifica-se por um deslocamento cosmovisionário teocêntrico para antropocêntrico.




Caracterizando Idéias

O Renascimento é um movimento amplo, cultural e urbano, que se inicia na Itália, mas circunscreve-se atoda Europa Ocidental e que procura retomar os valores da cultura clássica greco-romana. Sua amplitude se inscreve também em mudanças políticas e econômicas, que vai desde a mudança de regime político a uma transição do feudalismo medieval para o capitalismo propriamente dito como modo de produção (passando pelo metalismo e pelo mercantilismo).

O Humanismo, poderíamos dizer, teria sido a baseepistemológica desse período; o tipo de olhar lançado a toda historicidade que caracteriza o período renascentista. A valorização do Homem, do indivíduo, do discurso plural e muitas vezes direcionado e setorizado, rivalizaram com a tentativa de sistemas totalizantes de explicações, e por esse motivo muitos acharam que o Humanismo não se enquadraria numa escola filosófica específica. No entanto, mesmonão havendo sistemas totalizantes de interpretações sistemáticas da realidade, a congruência de um olhar voltado a partir da realidade humana para se explicar o mundo, mesmo que de forma fragmentada, nos coloca na evidência de ao menos concebê-lo como uma corrente filosófica.

A perspectiva de uma tendência secular crescente dada pelo deslumbre da vida nas cidades, fez com que banqueiros ricos,mercadores e comerciantes abastados voltassem seu olhar para o desfrute dessa vida em contrapartida a uma expectativa de salvação numa vida futura (PERRY 2002, p. 220). Isso não significa um ateísmo latente, mas uma clara dicotomia entre o discurso hegemônico religioso católico e a realidade da vida mundana que se abria para quem tinha recursos na efervescência cultural das cidades renascentistas. Aintelectualidade crescente e a busca de outras referências que justificassem o usufruto de uma nova posição social de uma classe emergente que diferia do clero, dos nobres e do povo comum, deflagram um movimento cultural que se centra no homem como porta-voz daquilo que deve se constituir a forma de se viver e explicar a realidade. Apesar das polêmicas, o Humanismo como movimento dentro da...
tracking img