Aadrenalina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Adrenalina

Introdução:
A adrenalina ou epinefrina é um hormônio simpaticomimético e neurotransmissor[2], derivado da modificação de um aminoácido aromático chamado tirosina, sendo portanto um doscomponentes das proteínas dos seres vivos. ), secretado pelas glândulas supra-renais, assim chamadas por estarem acima dos rins. Em momentos de "stress", as supra-renais secretam quantidadesabundantes deste hormônio que prepara o organismo para grandes esforços físicos, estimula o coração, eleva a tensão arterial, relaxa certos músculos e contrai outros.

Quando lançada na corrente sanguínea,devido a quaisquer condições do meio ambiente que ameacem a integridade física do corpo (fisicamente, ou psicologicamente como a ansiedade), a adrenalina aumenta a frequência dos batimentos cardíacose o volume de sangue por batimento cardíaco, eleva o nível de açúcar no sangue, minimiza o fluxo sanguíneo nos vasos e no sistema intestinal enquanto maximiza o tal fluxo para os músculos voluntáriosnas pernas e nos braços e "queima" gordura contida nas células adiposas. Isto faz com que o corpo esteja preparado para uma reação, como reagir agressivamente ou fugir, por exemplo.
Afeta tanto osreceptores beta¹-adrenérgico (cardíaco) e beta²-adrenérgico (pulmonar). Possui propriedades alfa- adrenérgicas que resultam em vasoconstrição.
A adrenalina também tem como efeitos terapêuticos abroncodilatação, o controle da frequência cardíaca e da pressão arterial, dependendo da dose. Na anestesia local é utilizada como coadjuvante, causando vasoconstrição para perdurar o efeito do anestésico,visto que uma área menor de vaso sanguíneo degradará menos o fármaco.[3]

Funções associadas a cada um dos receptores adrenérgicos
Receptor Alfa Receptor Beta
Vasoconstrição (cutânea, renal, etc.)Vasodilatação (músculo esquelético, etc.)
Contração da cápsula esplênica Cardioaceleração
Contração del miométrio Aumento da força de contração do miocárdio
Contração do dilatador da íris...
tracking img