30.Segundos.para.passar.uma.ideia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO APRESENTAR AS SUAS IDEIAS EM 30 SEGUNDOS - MILO O. FRANK

Milo O. Frank, em sua obra Como apresentar as suas idéias em 30 segundos ou menos, (Tradução de Mário Sílvio Molina, Editora Record,São Paulo), afirma que é possível comunicar uma idéia sem ultrapassar esse exíguo espaço de tempo, despertando, efetivamente, o interesse dos ouvintes.
Com linguagem clara, acessível e extremamentedinâmica, o autor deixa as suas idéias fluírem com tal velocidade, que dá ao leitor a impressão de que também as 129 páginas do livro foram escritas em trinta segundos.
Frank justifica-se com o fato(sem citar fonte ou base científica) de que as pessoas só dedicam trinta segundos de atenção ao locutor, e depois disso desviam sua mente para assuntos como sexo, dinheiro e outras coisas boas da vida(parece que os ouvintes não têm problemas). Assim, é preciso despejar toda a idéia sobre a platéia rapidamente, antes que se passe a falar sozinho.
Isso lembra que, realmente, o telespectador ficairritado quando, num programa de entrevistas na televisão, o entrevistado fala muito mas não responde à pergunta feita pelo entrevistador, e ainda desvia para outro assunto que não interessa nomomento. O entrevistador precisa de certa habilidade para dirigir a entrevista de forma objetiva, “puxando” a conversa para a linha de pensamento principal.
É nesse momento que se acaba concordando comFrank, no que diz respeito à duração do tempo de atenção do ouvinte, pois eu, particularmente, não raras vezes, perco o interesse pela entrevista, e mudo o canal ou desligo o televisor quando o assuntofica “encruado”.
Voltando ao livro, o autor descreve os métodos para o locutor se fazer ouvir, persuadir e comover a assistência:
Primeiro, é preciso achar um “gancho”, uma afirmação ou umapergunta, ou seja, qualquer frase interessante que chame e prenda a atenção da platéia. “Mas é preciso tomar cuidado”, adverte. “pois sempre que o ‘gancho’ for uma pergunta, ela deve ser respondida na...
tracking img