Aaaaaaaaa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A extração líquido-líquido é a operação de transferência de massa na qual uma solução líquida (a alimentação), entra em contacto com um líquido imiscível ou poucomiscível (o solvente), o qual possui afinidade preferencial para um ou mais componentes da alimentação. Duas correntes resultam deste contacto, o EXTRATO que é asolução rica em solvente contendo o soluto que se deseja extrair, e o REFINADO que é a solução de alimentação residual contendo uma menor quantidade de soluto.
Aseleção do solvente, condições de operação, modo de operação, tipo de extrator e critérios de dimensionamento são bases para a extração líquido-líquido. A diferençade solubilidade é o que permite a separação. Quanto maior a diferença de solubilidades mais fácil é a separação. Ao contrário da destilação, que a volatibilidade é oponto crucial. A extração líquido-líquido é justamente pra esses casos, em que a volatilidade dos componentes são muito próximas e por destilação seria dífícil seobter a separação.
A destilação é preferível, pois após a extração, é necessário outra operação para separar o solvente do soluto, como por exemplo, a evaporação ea própria destilação. Um processo com muitas etapas se torna mais caro e disperdioso, logo a extração passa a ser um processo de segunda linha, apesar que muitasvezes a destilação somente tornasse um processo não viável, economicamente falando, e seria melhor que houvesse a extração e logo após a destilação.
Extração desolvente é utilizada no reprocessamento nuclear, processamento de minérios, a produção de compostos orgânicos finos, o processamento de perfumes e outras indústrias.
tracking img