6periodo

408 palavras 2 páginas
FACULDADE SANTO AGOSTINHO – FSA
CURSO: PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
PROFESSORA: ISLENE
ALUNA: SAMARA SANTOS BARROS

ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

1- Como começou a aplicação da psicologia no trabalho?

Foi a partir de estudos sobre fadiga, acidentes e a elaboração de critérios de fluxos de produção que a POT deu seus primeiros passos. Nos anos 20 e 30, as atividades dos psicólogos estenderam ao treinamento dos profissionais e também as investigações de fatores ambientais que afetavam a produtividade.

2- A qual conclusão chegou a pesquisa na fábrica da Western Eletric Company, em Hawthorre? Por que ela é importante para a história da psicologia organizacional?

Chegou à conclusão de que eram mais importantes as relações humanas e os sentimentos, a satisfação estava associada à valorização de “função social” do indivíduo. Enfim, é importante para a história da POT por que Mayo percebeu que os fatores psicológicos e subjetivos tinham mais importância do que os fisiológicos.

3- Propomos que você organize em duas colunas as ideia das teorias x e y de McGregor, pois assim será mais fácil a comparação entre elas.

TEORIA X
TEORIA Y
Funda-se na certeza de que o homem é, desde sempre, preguiçoso, desobediente, desprovido de ambições quando possível, avesso a realidade. Nesse caso, os trabalhos precisam ser controlados, e vigiados e, quando necessário, penalizados.
Indica que, de acordo com o ambiente, o trabalhador pode ser intra-empreendedor. Criativo. Disciplinado e auto orientado para atingir os objetivos da empresa, muitas vezes assumindo espontaneamente responsabilidades. Ele mostrou ainda que as leis trabalhista já cuidavam da satisfação das necessidades básicas, de moto que o comportamento surgiria somente a partir do estabelecimento de uma relação de confiança entre a empresa (gestões) e funcionários.

4- Quando e por que acontece a renovação na abordagem do comportamento humano nas organizações? O que muda?

Foi entre a décadas

Relacionados

  • Atps contabilidade gerencial 6periodo anhanguera
    1336 palavras | 6 páginas
  • PORTIFOLIO INDIVIDUAL UNOPAR 6PERIODO PEDAGOGIA 2015
    1433 palavras | 6 páginas
  • Projetos
    1382 palavras | 6 páginas