Prova Final Economia RI 1A 08jun2015

431 palavras 2 páginas
Prova Final - Economia
Prof. Luis Carlos Berti - RI 1ºA

Questão 1 (4,0 pontos): Baseado no documentário sobre a “História da Inflação Brasileira”, faça uma análise comparativa entre cada um dos planos econômicos implantados durante período de hiperinflação da economia brasileira, a saber: - Plano Cruzado - Plano Bresser - Plano Verão - Plano Real

Obs: Apresentem, em sua resposta, os motivos que levaram os Planos Cruzado, Bresser e Verão ao fracasso. Quais foram os aspectos que poderiam ter impactado o sucesso do Plano Real em conter a inflação ?

Questão 2 (3,0 pontos): Leia o texto abaixo:

A Aliança do Pacífico, criada em 2012, é composta por Chile, Colômbia, México e Peru, e deverá contar com a adesão (em um futuro próximo) da Costa Rica e do Panamá.
A nova área de comércio tem 209 milhões de habitantes e PIB de US$ 2 trilhões, um pouco menor do que o Mercosul que reúne 279 milhões de habitantes e PIB de US$ 3,3 trilhões.
Em 2011, os quatro países integrantes do novo bloco já exportaram 10% a mais em bens e serviços do que os cinco membros do Mercosul, incluindo a Venezuela. O crescimento médio em 2012 do PIB entre os integrantes do grupo do Pacífico foi de 4,9%, bem acima dos 2,2% do MERCOSUL.
Enquanto o Mercosul está há mais de dez anos discutindo um acordo de livre comércio com a União Europeia, a Aliança já atraiu França, Espanha e Portugal como membros observadores.
O efeito mais imediato da Aliança do Pacífico para o Brasil é a perda de clientes ao redor do mundo, em uma época em que as exportações brasileiras já estão em queda.
Como exemplo, um produto chileno ou mexicano, exportado para a China ou para os Estados Unidos, não pagará tarifas, enquanto um brasileiro arcará com algo entre 20% e 35%.
Outra consequência altamente negativa para o Brasil é que o fluxo de investimentos estrangeiros será direcionado ainda mais para os países da Aliança, por oferecerem um clima melhor para os negócios e pouca ingerência governamental.

PERGUNTA: Que

Relacionados