5Sssss

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1417 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMA DE QUALIDADE - 5S
1- HISTÓRIA
Para falar da origem do 5S, preciso citar um pouco da história do Japão. Geralmente associamos a palavra qualidade e similares a símbolos japoneses, e isso se dá exatamente pelo fato de o Japão ter sido o grande disseminador da qualidade para o mundo.
A utilidade da ferramenta denominada "Programa 5S" surgiu por volta de 1950, logo após a 2ª GuerraMundial, com a necessidade de combater a sujeira das fábricas e desorganização estrutural sofrida pelo Japão. Você conseguiria imaginar um país destruído, sem recursos e com sua população em pânico, reerguer-se utilizando como base o programa 5S? Pois bem, daí você pode parar e pensar na força que essa ferramenta tem se for bem utilizada.

2- A ORIGEM DO 5S
No Brasil, alguns “S”  foram traduzidosusando palavras variadas. Com isso, o 5S gerou resultados diferentes de um para outro local.
Observando os métodos de gestão e o potencial das pessoas em variados ambientes, sentimos que, devidamente entendido e apresentado, o 5S pode ser praticado por qualquer pessoa, em qualquer circunstância. Com isso, o 5S que praticamos hoje é mais humano do que quando começou a ser divulgado no Brasil, nosanos 1980. Seus princípios são semelhantes aos princípios da vida.
3 - O QUE É
 O 5S é o bom-senso que pode ser ensinado, aperfeiçoado, praticado para o crescimento humano e profissional. Convém se tornar hábito, costume, cultura.
A sigla 5S saiu de cinco palavras japonesas que começam com a letra S.
1º S - SEIRI Senso de Utilização, Classificação
2º S -SEITON Senso deOrganização, Ordenação,
3º S - SEISOU Senso de Limpeza
4º S - SEIKETSU Senso de Saúde
5º S SHITSUKE Senso de Autodisciplina
Os 5 conceitos são:

1.º S - SEIRI - SENSO DE CLASSIFICAÇÃO ,UTILIZAÇÃO, ARRUMAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E SELEÇÃO
CONCEITO: Separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário. 

Esta é a fase em que se deve organizar o trabalho de modo que só se utilize o quefor realmente necessário, na quantidade certa e controlada de forma a facilitar as operações. 

É essencial saber separar e classificar os objetos e dados úteis dos inúteis da
seguinte forma:
• o que é usado sempre: colocar próximo ao local de trabalho.
• o que é usado quase sempre: colocar próximo ao local de trabalho.
• o que é usado ocasionalmente: colocar um pouco afastado do local dtrabalho.
• o que é usado raramente, mas necessário: colocar separado, em local determinado.
• o que for desnecessário: deve ser reformado, vendido ou eliminado, pois ocupa espaço necessário e atrapalha o trabalho.
Deve-se agir preventivamente e todo o grupo (equipe) precisa estar treinado para diferenciar o útil do inútil para proporcionar redução de gastos com espaço e estoque, aumentar aprodutividade, evitar compras de matéria-prima desnecessária, diminuir acidentes de trabalho, melhorar a qualidade do ambiente de trabalho.

2.º S - SEITON - SENSO DE ORDEM( organização)

CONCEITO: É colocar em ordem, conforme sua frequência de utilização.



Esta é a fase em que o objetivo é identificar e organizar todo equipamento ou material para que qualquer pessoa que necessite,possa visualizar e encontrar de forma fácil e rápida.
Nesta fase é importante:
• padronizar as nomenclaturas.
• usar rótulos e cores vivas para identificar os objetos, seguindo um padrão.
• guardar objetos diferentes em locais diferentes.
• expor visualmente os pontos críticos, tais como extintores de incêndio,locais de alta voltagem, partes de máquinas que exijam atenção, etc.
• determinar olocal de armazenamento de cada objeto
• onde for possível, eliminar as portas.
• Não deixar objetos ou móveis no meio do caminho, atrapalhando a locomoção no local.
A idéia principal aqui é estabelecer um lugar para cada coisa, criar e padronizar as nomenclaturas, ordenar os materiais de trabalho, usar rótulos com cores diferentes para cada material, expor pontos críticos como máquinas que...
tracking img