Literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo Prova Linguística Geral
Semiologia ou Semiótica: Ciência que estuda os signos.
Linguística: Parte da semiologia que estuda a linguagem humana.
Signo: Funciona como guardador de lugar decada ideia dentro da língua. Faz a união entre o significado (sentido) e o significante (imagem acústica), é como uma moeda, de um lado fica o significante, que é a imagem acústica e psíquica da palavra,ou seja, o corpo da ideia. Do outro, fica o significado, a alma da palavra ou conceito. Um não existe sem o outro.
Exemplo: Pegue o signo CASA, onde se ouve ou se lê o significante CASA= C+A+S+A, ocorpo da palavra, na mesma hora vem na sua cabeça a ideia de “abrigo”, a alma da palavra.
Saussure desenvolveu a sua doutrina em dicotomias (divisão em duas partes), para ele a linguagem é redutívela cinco ou seis dualidades ou pares de coisas.
Língua x Fala: Para Saussure, língua (langue) é diferente de fala (parole). Língua é social resultado coletivo do consenso das pessoas sobre seussignos. Já a fala é individual. A língua é ampla, tesouro depositado pela prática da fala em todos os indivíduos pertencentes à mesma comunidade, ou seja, como se todos fizessem um contrato muitoimportante. Como diz o professor Castelar de Carvalho: “a sociedade pode abolir qualquer uma de suas instituições, exceto a língua”. A língua é exterior ao indivíduo, é um sistema homogêneo de signos queexprime ideias, como um dicionário gigante. A fala ao contrário é multifacetada, heterogênea, cada pessoa escolhe com que signo vai exprimir suas ideias.
Exemplo: Se uma pessoa diz: “Minha casa é azul” ea outra diz: “Minha moradia é da cor do céu”.
Nota-se que a língua é a mesma e o significado também, mas na fala cada um escolhe o seu significante.
Diacronia x Sincronia: Diacronia é a pesquisahistórica que investiga como a língua evolui e se modifica externamente no tempo.
Exemplo: Como a palavra “senhorinha” virou “senhorita”.
Sincronia é a pesquisa descritiva, foca no interior da...
tracking img