5S - cinco sensos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Gestão de Obras e Logística Docente: Gilson Moraes

“PROGRAMA 5s – CINCO SENSOS"
HISTÓRIOCO – Com o objetivo de colocar em ordem a grande confusão do pós 2ª grande guerra mundial emque a civilização japonesa se encontrava em 1950, mostrou resultados surpreendentes pelo conjunto de técnicas utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros dafamília na administração e organização do lar. Logo na década seguinte, empresas começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) nas suas empresas, perceberam que os 5S seriam base para osucesso da QT.
Por ser de fácil aplicabilidade, o mundo ficou de olho, e principalmente no início da década de 70, as empresas começaram um processo de revitalização em seus métodos, com objetivo de setornarem mais competitivas, agregando qualidade aos produtos finais.
No Brasil os cinco conceitos foram introduzidos posteriormente, em 1991, pela fundação Cristiano Ottoni.
CONCEITOS - O Programa 5Srecebeu esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as etapas do programa. Essas palavras e suas versões para o português são apresentadas abaixo:
SEIRI – SELEÇÃO -Separar o que útil do inútil;
- Criar uma área de descarte (colocar tudo que é para ser doado, consertado ou trocado). Convide a família para participar e depois decidam o destino do material em conjunto;- Descarte mental: escreva num papel o que incomoda (depois rasgue ou queime, simbolicamente eliminando o que está incomodando).
SEITON – ORDENAÇÃO – Cada coisa deve ter um lugar específico e serencontrado sem dificuldade;
- Quando organizamos o ambiente, organizamos a nossa mente;
- Não transforme gavetas e armários em depósitos de coisas não utilizadas;
- Sistema PEPS (primeiro que entra,primeiro que sai): usar principalmente na cozinha para alimentos perecíveis ou com datas de validade expressas.
SEISOU – LIMPEZA
- Mais importante que limpar é não sujar;
- Eliminar as causas...
tracking img