5S- cinco sensos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cinco Sensos-5 S’s

O 5 S’s foi criado para deixar o ambiente de trabalho mais produtivo, afinal, trabalhar em um local desorganizado pode fazer com que o funcionário se sinta desanimado otornando improdutivo.
Ele foi criado no Japão logo após a 2ª Guerra Mundial, época em que o país tentava se reerguer após a derrota e precisava colocar no mercado produtos com qualidade para competir comos Estados Unidos e a Europa.
Segundo Robson Selene e Humberto Stadler (2008, p. 36) “Sua implantação mudou radicalmente a percepção de que as indústrias ou os locais de produção poderiam ser sujos,bagunçados e desorganizados.”.
Os sensos foram traduzidos para o português para que pudessem ser usados em fábricas, escritórios e em outros ambientes produtivos. Agora uma definição mais ampla decada um dos 5 S’s :
O primeiro S (seiri) determina que os funcionários devem saber o que é ou não útil ao seu trabalho. Significa retirar do ambiente de trabalho ferramentas, objetos, etc. que sejamdispensáveis à execução das atividades. Isso trás mais clareza e foco para os funcionários que não precisaram se preocupar em desviar de um móvel que não deveria estar ali, em ficar horas procurandoum documento importante no meio de vários dispensáveis.
O segundo S (seiton) determina que os elementos além de serem úteis para o trabalho, devem estar em lugares apropriados, assim, o funcionáriosaberá onde estão suas ferramentas de trabalho o que causará economia de tempo, pois não haverá ações paralelas a execução de suas atividades.
O terceiro S (seiso) corresponde à limpeza e dizrespeito à primeira condição visível nos setores produtivos atuais. Além de melhorar visualmente o ambiente, ele permite monitorar elementos que ao se mostrarem sujos, indicam problemas, como, por exemplo,equipamentos com vazamentos ou sobra de material fora do normal.
Segundo Robson Selene e Humberto Stadler (2008, p. 38) “ A limpeza deve ser um estado de espírito, afinal, o funcionário deve estar...
tracking img