5464694654185

1686 palavras 7 páginas
A civilização romana antiga contribuiu grandemente para o desenvolvimento do direito, arte, literatura, arquitetura, tecnologia, religião, governo, e da linguagem no mundo ocidental e sua história continua a ter uma grande influência sobre o mundo de hoje. Os romanos assimilaram muitos aspectos da cultura dos povos vencidos, principalmente dos gregos. Dotados de notável senso prático[carece de fontes], souberam reelaborar essas influências, nas quais introduziram inovações que levaram à formação de uma cultura original. Com isso, acabaram por legar às gerações futuras várias contribuições nas mais diversas áreas.

Índice [esconder]
1 Línguas românicas
2 Alfabeto latino
3 Literatura e filosofia
4 Artes plásticas
5 O direito romano
6 A religião
6.1 Mitologia romana
6.2 O cristianismo
7 Cultura
8 Referências
9 Ver também
10 Ligações externas
Línguas românicas[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Línguas românicas
As línguas românicas são a continuação do latim vulgar, o popular dialeto do latim falado pelos soldados, colonos e mercadores do Império Romano, que se distinguia da forma clássica da língua falada pelas classes superiores romanas, a forma em que a língua era geralmente escrita.

De seu idioma, o latim, derivaram diversas línguas modernas, como o português, o francês, o espanhol, o romeno e o italiano.

Alfabeto latino[editar | editar código-fonte]

Usa apenas letras latinas Letras latinas usadas em combinação com outras letras
O alfabeto latino é usado na maioria das línguas indo-europeias, incluindo todas dos grupos românico, céltico, báltico e germânico (com a exceção do ídiche) e algumas do grupo eslavo.

Geograficamente, isso inclui toda a Europa Ocidental, as Américas e boa parte da África Subsaariana e da Oceania. Além disso, ao longo dos processos de colonização, diversas outras línguas e localidades adotaram a escrita romana, com destaque para as línguas turcomanas na Turquia e no Cáucaso e para o

Relacionados