50573N35

886 palavras 4 páginas
O livro A Arte da Guerra, foi escrito por Sun Tzu, um general chinês que se especializou em estratégias militares. Apesar de ter sido escrito há 2500 anos, os ensinamentos e os conceitos são utilizados até o dia de hoje.
Nesta obra Sun Tzu ensina várias táticas e planejamentos que devem ser utilizados para se vencer uma batalha. São técnicas, que se aplicadas corretamente, podem fazer um exército de poucos soldados vencer um exército maior. A arte da guerra é baseada em cinco fatores: Lei Moral, o Céu, a Terra, o Líder e os Métodos/Disciplinas. Para prever o resultado de uma guerra é necessário comparar os dois lados e avaliar suas forças e fraquezas.
Palavras de Tzu: “Para conseguir que a força de seu exército seja semelhante a de uma pedra de moinho chocando-se contra um ovo, utilize a ciência dos pontos fracos e pontos fortes”
Apesar de o livro ser voltado para as estratégias de guerra, podemos transportar todos os seus conceitos para o mundo corporativo. Fazendo uma analogia, o campo de batalha seria o mercado, o inimigo seria a concorrência, e o seu exército seria a sua empresa. O estudo de forças e fraquezas pode ser traduzido na análise SWOT (estudo das Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), muito utilizada pelas empresas para mapear os seus concorrentes.
Em suma, Sun Tzu prova que a inteligência vence a força. Para vencer ou sobreviver em um mercado altamente competitivo, uma empresa necessita estudar seus inimigos (concorrentes), mapear suas forças e fraquezas, além de conhecer totalmente o seu terreno
Apresente resenha vem com a finalidade de demonstrar os melhores pontos sobre o livro A Arte da Guerra que tem como autor o filósofo que se tornou general Sun Tzu.
O livro é dividido em treze capítulos, os quais retratam estratégias de guerra a fim de obter a vitoria no final de cada batalha.O autor aponta a natureza para explicar como o comandante deve guiar seu exercito, além de identificaraspectos físicos e psicológicos como armas

Relacionados