5´S nas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O “5S” EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE

Jean Carlos Cardoso
Prof. Jece da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Processo Gerencia – Metodologia do Trabalho Acadêmico
26/05/2010.

RESUMO

Este trabalho apresenta um relato da experiência de implantação do Programa 5S's em uma empresa situada em São José, em Santa Catarina. O trabalho pretende enfatizar, principalmente,as dificuldades que estavam reunidas no processo.

Palavras-chave: Programa 5S, programa de qualidade total, Empresa.



1 INTRODUÇÃO

O despertar de empresas brasileiras em busca do binômio popularizado por qualidade total tem levado a academia e próprio setor produtivo a refletir sobre formas de programar com processo os denominados programas de qualidade total, os quais adealizamsatisfazer todas as pessoas vinculadas ás organizações e defendem melhorias da qualidade de vida no trabalho como forma importante a contribuir para este ideal. Pré requisito para tal é a manutenção de um local de trabalho agradável e organizado. A qualidade de vida, qualidade de produto só podem conviver em ambiente propicio. Como alternativa interessante em termos de perspectivas de melhorarambientes de trabalho organizações tem optado pelo programa 5´s. O programa 5`s alem de apontar á da estruturação e manutenção de ambientes de trabalho organizados e limpos,busca provocar alterações comportamentais nas pessoas,o programa 5`s visa mudar a maneira de pensar das pessoas na direção de um melhor comportamento para toda vida,além de não se resumir a um evento episódico de limpeza, mas numa novamaneira de conduzir a empresa com ganhos efetivos de produtividade.Este trabalho pretende sintetizar alguns aspectos de um processo de implantação de um programa 5S em uma empresa de pequeno porte,destacando algumas dificuldades verificadas nesta experiência. A empresa objeto do estudo é composta por 10 funcionários.

2 O PROGRAMA “5S”

Como referenciado anteriormente, o programa 5Scaracteriza-se por proporcionar efeitos na melhoria do moral dos colaboradores, na redução do índice de acidentes, na melhoria da qualidade e da produtividade das organizações de uma maneira geral. Portanto, este programa atende a anseios de organizações que tentam trilhar estes caminhos, como é o caso de empresas do ramo de metalúrgica, ramo onde a concorrência tem aumentado substancialmente nos últimosanos. Para melhor compreender o 5S, criado no Japão na década de 50, se faz necessária a conceituação de cada “S” e sua correlação com a realidade atual.
2.1 Senso de utilização
O SEIRI ou senso de utilização procura manter em um ambiente de trabalho considerado apenas os recursos necessários para o desempenho das tarefas. Este senso pode ser visto em uma empresa através da eliminação de objetospessoais e material de expediente em acesso de um determinado setor da empresa. É indispensável também, que se faça uma classificação respeitando critérios como:
- Separar os objetos e dados necessários dos desnecessários;
- Classificar os objetos e dados necessários em: usados constantemente (guardar em locais próximos).
-Separar os objetos e dados desnecessários em: sem usos potencial (venderou dispor imediatamente) e potencionalmente úteis e valiosos (transferir para onde forem úteis).
2.2 Senso de ordenação
O SEITON ou senso de ordenação é o “S” que busca ordenar e criar referências visuais a objetos, e desta forma, melhorar o fluxo de materiais e diminuir o estresse por buscas mal sucedidas.
2.3 Senso de limpeza
O SEISOH ou senso de limpeza baseia-se na limpeza periódica detodo tipo de local e objetos, como também, a eliminação do foco causador da sujeira.
2.4 Senso de padronização
O SEIKETSU baseia-se principalmente na manutenção dos três primeiros sensos. O cultivo de hábitos saudáveis para a saúde é característica deste senso.
2.5 Senso de autodisciplina
Este senso não pode ser verificado por aspectos físicos. Este “5S” resume-se na autodisciplina de cada...
tracking img