Telas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo para Prova P1 2012 História do Pensamento Filosófico :

Quando se fixou na terra, o homem passou a viver de forma mais segura e confortável, o que permitiu que ele passasse a refletir a respeito de sua própria condição, indagando sobre suas origens e sobre os fenômenos naturais.
Na busca de compreender seu lugar no mundo, ele concebeu primeiro a Teogonia, que vem do grego theos, deus, +genea, origem, representada por um conjunto de deuses que constituíram o saber mitológico desses povos.
Os primeiros pensadores gregos foram os pré-socráticos da Escola Jônica, dividida em Escola Jônica Antiga (Tales, Anaximandro e Anaxímenes) e Escola Jônica Nova (Heráclito, Empédocles e Anaxágoras). Porém, eles se concentravam somente no primeiro elemento
formador de tudo aquilo queobservavam, sem se preocupar com as causas das mudanças.

O pensamento filosófico teve início nas colônias gregas, nos séculos VI e V a.C., da região periférica (pré-socráticos) para o centro, em Atenas (sofistas e filósofos socráticos). Há também um questionamento se a filosofia na Grécia não seria produto de filosofias orientais, pertencentes a outras civilizações.
Como resposta, há basicamente duascorrentes que se ocupam em delimitar essas influências. Uma delas acredita que a filosofia grega seria mesmo resultado da contaminação cultural com pensamento de outros povos. Já a segunda, destaca que a filosofia grega revela-se como produto único dos gregos, livre de qualquer influência estrangeira. Atualmente, o mais correto seria considerar a combinação das duas possibilidades.
A filosofiaantiga pode ser dividida em três períodos:
Primeiro período: do século VII até o ano de 450 a.C., de Tales até Sócrates. Caracteriza-se pela formação ou juventude, uma vez que é durante ele que se estuda a natureza, passando a ser conhecido e chamado de Período Cosmológico.
Segundo período: de 450 a.C. até o século III d.C., de Sócrates até o ecletismo. Seu foco central está no ser humano; porisso, essa fase recebeu o nome de Período Antropológico.
Terceiro período: do século I até o século VI d.C. Por três séculos coincide com o período antropológico; mas deixa evidente a decadência da filosofia grega, e seu foco passa a ser Deus ou a união teosófica com Ele. Por essa razão, denomina-se Período Teosófico.

Sócrates
O conhecimento é uma apreensão intuitiva de universais conceituais.
Obem é igual a virtude e é o mesmo que a felicidade que é proporcionado pelo conhecimento. O bem, portanto, é a essência das coisas.
Sócrates foi um divisor de águas na história da filosofia na Grécia Antiga, que se divide entre os filósofos pré-socráticos e pós-socráticos, tal foi sua relevância para o pensamento filosófico ocidental.
Sócrates revelava na sua postura filosófica o quanto eraimportante levar o conhecimento para os gregos por meio do diálogo como forma pedagógica de transmissão de saber. Ele também acreditava que a alma humana era imortal e teria de alertar o homem sobre a necessidade de conhecer a si mesmo.
Além disso, duvidava da possibilidade de a virtude ser ensinada, uma vez que a moral pressupõe uma questão de inspiração e não de parentesco, já que pais moralmenteperfeitos podem não gerar filhos iguais a eles.
Sócrates destacou ainda que suas ideias não eram próprias, mas sim de seus mestres, entre eles Pródico e Anaxágoras de Clazômenas. Chamou a atenção para a limitação da sua sabedoria e da própria ignorância, atribuindo os erros cometidos à ignorância, pois jamais assumiu ser um homem sábio.
A introspecção sempre foi uma característica marcante dafilosofia de Sócrates, que se revela no famoso lema “conhece-te a ti mesmo”, ou seja, que nos leva a entrar em contato com a nossa prória ignorância. Alcançava em Sócrates uma importância tão grande que se personificava na voz interior divina, que poderia ser de um gênio ou de um demônio.
O fundador do pensamento ocidental também acreditava que a maneira mais apropriada para as pessoas viverem...
tracking img