412545585

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 165 (41030 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo I
As Pessoas e as Organizações




A história da Administração enquanto ciência não dispensa o olhar dedicado ao indivíduo, sem o qual o princípio de Administração não se sustenta. Partindo do pressuposto de que administrar é em última análise acompanhar de perto o desempenho humano nas tarefas ou obrigações que lhe é conferida, a abordagem antropológica tenta definircorretamente o foco principal das atividades organizacionais. A partir do homem, tudo se resolve, ou pelo menos tenta ser resolvido. Dessa forma, os procedimentos, processos, regras e tudo o mais que se formalize dentro de uma organização são dinamizados pelo desempenho humano, apesar da pouca valorização que lhe é dada no contexto organizacional.


A persistência dos autores clássicos e até mesmoaqueles que compõem a Escola das Relações Humanas, em entender o indivíduo como um insumo a mais, igual a tantos outros necessários para a realização de qualquer empreendimento organizacional, demonstra que ainda não se conseguiu superar as dificuldades que se estabelece na relação empregado-empregador. Essa dialética será mais bem discutida pela análise das teorias de autores consagrados,indicando caminhos para se manter a harmonia organizacional a partir do binômio empregado-empregador.


1. As Pessoas e as Organizações


A integração ente o indivíduo e a organização não é um problema atual. Na verdade, essa preocupação surge com os antigos gregos.


Mayo (1933) e Roetglisberger (1939) desenvolveram estudos detectando o impacto causado pela organização industrial e pelosistema de autoridade unilateral sobre o indivíduo. Não pouparam críticas à “abordagem molecular”, defendida pela Administração Científica de Taylor e seus seguidores, por a considerar desumana. Elton Mayo (1890 – 1949), psicólogo americano, em 1927 pretendendo estudar os efeitos da iluminação na produtividade e nos índices de fadiga, desenvolveu uma experiência na fábrica de Western Electric,distrito de Hawthorn em Chicago, cujas conclusões foram de grande importância para o estudo do comportamento humano no trabalho. O resultado da experiência demonstrou a influência de fatores psicológicos e sociais como intervenientes no produto final do trabalho.


Paulatinamente, a Abordagem Clássica – com ênfase na tarefa e no método – cede espaço à Abordagem Humanística, com foco no homem eno grupo social, portanto, nas relações humanas. Essa mudança de paradigma acontece por volta da década de 30, permitindo perceber-se a existência do conflito industrial, detectado pela percepção da existência de interesses antagônicos entre o trabalhador e a organização, demandando esforços para se estabelecer à harmonia industrial, com base na instauração de uma nova mentalidade voltada para asrelações humanas (CHIAVENATO,1999).


Como forma de alcançar certos objetivos, as pessoas são obrigadas a integrar organizações para superar suas limitações individuais e obter a sinergia pelo esforço conjunto. Nesse sentido a união faz a força. As organizações também necessitam das pessoas para realizar os seus objetivos organizacionais. Para cresceram necessitam aumentar o contingente depessoas para a execução de tarefas, e que sejam capazes de supervisionar e gerenciar outras. Essas pessoas evidentemente ao ingressarem nas organizações o fazem como forma de realizar seus objetivos individuais, diferentemente dos da organização. Isto faz com que gradativamente, haja um distanciamento entre os objetivos individuais e os organizacionais, exigindo intentos no sentido de se buscar umamaneira de conciliá-los.


Tanto as pessoas como as organizações precisam realizar seus objetivos. Portanto, as organizações quando recrutam e selecionam pessoas esperam por meio delas atingir seus objetivos organizacionais (como produção, rentabilidade, qualidade, produtividade, atendimento ao mercado, satisfação do cliente, etc). Por sua vez, quando as pessoas são recrutadas e selecionadas...
tracking img