4 P's

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Importância dos canais de distribuição
O aspecto “praça”, definido também como “canal de distribuição”, requer um plano de marketing, pois diz respeito ao caminho que o produto percorre desde sua produção até o consumo. Ao massificar a captação de recursos e a distribuição de produtos, as empresas descobrem mais tipos de nichos de mercados inexplorados, pois há um Brasil imenso que não aparecenas estatísticas existem inúmeras possibilidades de canais dependendo das pretensões, recursos e competências das empresas e do contexto ambiental, fazendo isto a distribuição estimula a economia fazendo com que intensifique um potencial de oportunidades quando se trata dos canais de distribuição que é o P de Praça dos 4 Ps do composto de marketing. Este elemento do marketing abrange processos dedistribuição física como: transportes, estocagem, gestão de estoque e atendimento de pedidos.

Tipos de Canais de distribuição

Os profissionais administram o composto de marketing para realizar trocas com o mercado. Eles começam cuidando do produto. Mas a troca só acontece se o produto estiver no lugar, momento e forma que o consumidor espera. Atender essas condições não é tarefa fácil. Osconsumidores podem estar espalhados em amplas áreas geográficas, no entanto é preciso transportar armazenar e entregar os bens aos mesmos independentes da região onde eles estejam localizados é neste momento que entra em cena os canais de distribuição ou de marketing no qual é um sistema de organizações, pessoas outros recursos como (estoque, prédios e equipamentos) e processos que tornam produtos eserviços disponíveis aos consumidores. Talvez o maior desafio da gestão de canais de distribuição seja o trabalho conjunto reunindo organizações e agentes, que se tornam interdependentes no sistema de distribuição. Cada um executa certas atividades e, no conjunto os canais cumprem seus propósitos.
Existem 3 tipos de Canais de Distribuição:

• Canal direto – Circuito em que não existemintermediários, isto é, o produto transita diretamente do produtor para o consumidor final. Têm a vantagem de ser completamente controlados pelos produtores e de proporcionarem um melhor conhecimento do mercado; por outro lado, têm o inconveniente de não permitirem uma grande dispersão geográfica.


• Canal Curto – Circuito em que não existem grossistas, isto é, o produto transita do produtor para umretalhista, ou número reduzido de retalhistas. Os circuitos curtos permitem uma melhor cobertura do mercado; contudo, requerem uma rede de intermediários que, embora pequena, faz com que a empresa possa ficar dependente destes e perder o controlo do Circuito.

• Canal Longo – Circuito em que intervém o grossista e eventualmente outros intermediários tais como o importador ou o agente. Estescanais são utilizados preferencialmente para produtos de grande consumo e requerem reabastecimentos frequentes dos intermediários. Possibilitam um alcance geográfico amplo, mas a gestão das relações internas do Circuito é mais trabalhosa e complexa.
Tipos de distribuição
A seguir, são apresentados diferentes canais de distribuição, conforme o tipo de produto e o relacionamento entre consumidor eseu fornecedor.
Consumidor “A”
O fabricante vende para o consumidor “A’’ através de catálogo, mala direta, telemarketing e interne. O contato direto entre fabricante e consumidor se restringe ao ato da venda, pois a entrega é geralmente realizada por terceiros. Exemplo: editora que vende livros por reembolso postal, com entrega a cargos dos Correios; pizzaria com serviço de entrega em domiciliosob responsabilidade de firma especializada em transporte de pequenos volumes.
Consumidor “B”
O fabricante tem contrato com um varejista, que possui uma loja ou escritório e estoque próprio com a mercadoria para pronta entrega ao consumidor ‘‘B”. Exemplo: supermercados que compram diretamente do fabricante/produtos.
Consumidor ‘’C’’
O fabricante tem contrato com um distribuidor, que possui...
tracking img