21 Elementos quimicos que fazem parte do corpo humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
21 elementos quimicos que fazem
parte do corpo humano !
1- oxigênio (65%) - É com a ajuda do oxigênio que produzimos energia. Sem ele não poderiamos fazer quase nada, pois não teríamos energia suficiente.O oxigênio participa do nosso sistema de respiração aeróbio. Ele age no final do metabolismo aeróbio, juntando-se aos hidrogênios que são liberados durante a produção de energia(ATP). Sem O2 para se juntar aos hidrogênios essa via metabólica (aeróbia) é menos utilizada, sendo ativada outras via (que produzem energia por pouco tempo). Ou seja, sem o O2 a produção de energia do nosso organismo será diminuida até cessar.O oxigênio é um importante elemento presente em nossa vida, na forma de O2, gás oxigênio, ele representa um papel fundamental para a vida da maioria dosseres vivos, inclusive a dos seres humanos.O oxigênio é sim de grande importância, talvez o de maior importância para todos os seres vivos, pois o respiramos.No corpo humano ele serve para fazer a respiração celular essencial para a vida humana.
2- carbono (18%) -Após a digestão, carbono estão mais do que prontos para fornecer energia. Eles são transformados em glicose. Esta circula pelo sangue e,imediatamente, fornece energia. O fígado e os músculos podem armazenar carbono na forma de glicogênio. Durante a prática de exercício físico, o glicogênio poderá ser usado como energia. O corpo utiliza carbono principalmente durante o fornecimento de energia aos músculos, e dessa maneira eles podem realizar trabalho. é um dos elementos mais importantes que entra, em uma maior proporção, naconstituição básica do nosso organismo. Tanto o seu excesso, como também a sua deficiência podem determinar sérias complicações, no funcionamento do nosso organismo, tais como uma hipoproteinemia, uma hiperproteinemia, e ainda outras alterações decorrentes destas complicações.
3- hidrogênio (10%) - O metabolismo celular produz ácidos que são lançados, continuamente, nos líquidos intracelular eextracelular e tendem a modificar a concentração dos hidrogênio. A manutenção da concentração dos hidrogênio dentro da faixa ótima para o metabolismo celular, depende da eliminação do ácido carbônico nos pulmões, da eliminação de hidrogênio pelos rins e da ação dos sistemas tampão intra e extracelulares.O modo como o organismo regula a concentração dos hidrogênio (H+) é de fundamental importância para acompreensão e a avaliação das alterações do equilíbrio entre os ácidos e as bases no interior das células, no meio líquido que as cerca (líquido intersticial) e no sangue (líquido intravascular).O hidrogênio são partículas extremamente móveis; as alterações da sua concentração afetam a distribuição celular de outros íons, como sódio, potássio e cloretos e modificam a atividade das proteinas, emespecial das enzimas.
4- nitrogênio (3%) - O nitrogênio não é importante, propriamente dito, para o nosso organismo, pois o nitrogênio não é assimilado por ele da forma que é encontrada na atmosfera. No entanto, o nitrogênio é importante na cadeia alimentar pois é absorvido por microorganismos presentes nas raizes das plantas. Os erbivoros e carnivoros se beneficiam no ciclo alimentar e o Nitrogênio(ja processado pelos microorganismos presentes nas raizes das plantas) vira proteina. É ai que está a importancia do Nitrogenio não no nosso organismo, mas no ciclo do nitrogenio onde é processado gerando proteina.
5- fósforo (1%) - O fósforo é outro elemento químico muito importante em nosso organismo: nossas células podem armazenar ou mesmo transportar energia na forma de um composto de fósforo(no caso a adenosina trifosfato – ATP). O fósforo possui também importante papel na constituição da membrana celular, uma vez que participa da composição dos fosfolipídios.O fósforo tem numerosas funções críticas no organismo, está presente em todas as membranas celulares, integra a estrutura dos ossos e dentes, dando-lhes maior solidez; participa ativamente do metabolismo dos glicídios, atua...
tracking img