4 Pontos de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Vivemos num mundo que as empresas estão em plena concorrência, são muitos produtos de um mesmo segmento, e preços quase que idênticos. As empresas hoje em dia querendo se destacar dasdemais, usam um projeto chamado de Quatros P’s de Marketing, onde investem em marketing para se destacar.
Os quatros P’s de marketing são: Produto, Promoção, Praça e Preço, proposto por E. JeromeMcCarthy em 1960. Também conhecido como composto de marketing ou mix de marketing os quatro P’s transformou-se num instrumento de suma importância para os profissionais de marketing e para as empresas emgeral.

Os quatros P’s de Marketing
O modelo expressa o seguinte raciocínio: As empresas produzem um determinado produto, este é alvo de uma promoção, que tem por objetivo comunicar, informar oconsumidor sua disponibilidade em uma dada praça (ponto de venda, ou local), a um determinado preço. No estagio atual do sistema capitalista, no qual a competição é bastante acirrada, as empresas nãoditam as normas do que será consumido; o consumidor tem a liberdade e é soberano em suas decisões. Em virtude de o mercado ser composto por pessoas com necessidades e desejos deferentes, as empresaspodem, sem atropelar a linha básica de ação da empresa, produzir produtos para atender essas necessidades diferenciadas dos consumidores. A esse processo o marketing denomina de segmentação de mercado. Asegmentação de mercado, pode ser entendida como "o processo de dividir um mercado em grupos de compradores potenciais com necessidades, desejos, percepções de valores ou comportamentos de comprasemelhantes" (CHURCHILL E PETER, 2000, p.204)

PRODUTO
Existem vários conceitos do termo produto feitos por diversos autores, mas que se fecham sempre na mesma definição. Entre eles, p de McCarthy ePerreault Jr.: "Produto significa a oferta de uma empresa que satisfaz a uma necessidade" (1997, p. 148). Podem ser tangíveis (físico, podem ser tocados) e intangíveis (são os serviços, não podem ser...
tracking img