3996 14024 1 PB

10532 palavras 43 páginas
51

Discutindo resolução de problemas e exploração-investigação matemática: reflexões para o ensino de matemática1
Maiza Lamonato* e Cármen Lúcia Brancaglion Passos**
Resumo: A resolução de problemas é tema central, quando o assunto é ensinar Matemática nos diversos níveis de escolaridade. Por sua vez, a exploração-investigação matemática, no contexto brasileiro, tem despertado crescente interesse em pesquisadores e professores que ensinam Matemática.
Contudo, tanto uma como outra são apresentadas sob diversos entendimentos e possibilidades, permitindo novas discussões e reflexões. Este artigo analisa aproximações e distanciamentos entre resolução de problemas e exploração-investigação matemática, apontando contribuições de ambas para a Matemática escolar. Tomando como objeto de discussão a literatura de educação matemática, tais aproximações ou distanciamentos são delineados à medida que são discutidos os diversos entendimentos para as duas abordagens. As contribuições para o ensino de Matemática dependem das possibilidades geradas na sala de aula, e tanto a resolução de problemas quanto a exploraçãoinvestigação matemática podem ser promissoras para a construção de conhecimentos, mas não para sua apropriação como algo pronto e acabado.
Palavras-chave: Resolução de problemas; exploração-investigação matemática; ensino de matemática.

Discussing problem solving and mathematical explorationinvestigation: reflections on the teaching of mathematics
Abstract: Problem solving is a central theme when it comes to teaching mathematics at the various schooling levels. In the Brazilian context, mathematical exploration-investigation, in turn, has become a subject of increasing interest among researchers and teachers of mathematics. However, these two approaches are presented from a variety of standpoints, allowing for new discussions and reflections.
This paper analyzes the closeness as well as the distance between problem solving and mathematical
exploration-investigation,

Relacionados

  • inventor
    157945 palavras | 632 páginas