37805 684 1 574480 AtividadeDistancia Lingua Portuguesa Redacao Oficial 1

1395 palavras 6 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Língua Portuguesa e Redação Oficial
Curso: Tec. Seg. no Trânsito VI
Professor: MARIZETE FARIAS DA ROCHA
Nome do Aluno: SERGIVALDO CAMILO DE OLIVEIRA
Data: 02/05/15

Questão 1
As funções de linguagem estudadas em nosso material didático, estão relacionadas à intenção comunicativa. Leia os três textos que seguem e explique, de forma fundamentada, qual é a função de linguagem predominante, sublinhando trechos dos textos para comprovar as suas explicações. (3,0 pontos)
Texto 1 -
A Defesa Civil e a Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso vistoriaram a área do Parque da Chapada, onde seis turistas ficaram feridos após o desabamento de parte do paredão que dá acesso a uma cachoeira. A sugestão dos especialistas é de que a área seja interditada e desativada. Segundo o major Elton Guilherme Crisóstomo, coordenador de Respostas a Desastre e Reconstrução da Defesa Civil, existem fissuras no paredão Véu de Noiva, o qual desmoronou na segunda-feira (21). Crisóstomo afirma que o deslizamento deriva de processos erosivos, ação do tempo e ventos, o que torna impossível a previsão de uma nova queda do local. A Defesa Civil vai elaborar um documento, que será entregue ao Ibama e encaminhado à administração do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, com as áreas definidas como seguras para visitação.
Fonte: <http://www.clicabrasilia.com.br/portal/noticia.php?IdNoticia=54845>. Acesso em: 26 out. 2012.
R: O texto 1 refere-se à função denotativa, pois, transmite uma informação objetiva do ocorrido, informando o local, dia, e número de feridos, expondo a situação apresentando dados concretos fatos e circunstâncias.
Texto 2
Liberdade de imprensa
A censura é a arte de descobrir nas artes literárias ou dramáticas as intenções malévolas. O ideal é descobrir essas intenções, mesmo que o escritor não as tenha. A divisa do censor é: "Cortemos... cortemos..." -

Relacionados