3231

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO COM PESSOAS (RECURSOS HUMANOS)
UNIDADE I

1. VISÃO PROCESSUAL DA ÁREA DE GESTÃO COM PESSOAS
Qualquer uso de seres humanos em que se exija menos deles e se lhes
atribua menos do que sua capacidade total é uma degradação e um desperdício.
(Norbert Wiener)

Atualmente muitas organizações têm sido beneficiadas, devido à adoção de uma abordagem baseada na gestão por processos. Nãotem sido diferente para a área de gestão com pessoas. Tal evidência é comprovada pela relevância atribuída por diversos autores, em especial Chiavenato, que a descreve como um processo cíclico composto por cinco fases distintas, complementares e interdependentes.
Então, o que é gestão por processos?
Inicialmente, processo é uma sequência de atividades delineadas que recebe entradas, realiza atransformação, agregando-lhe um determinado valor e produz uma saída. Em síntese, é um conjunto de atividades planejadas que possuem início e fim bem definidos, numa cadeia clara e lógica de ações interdependentes, que produzem um resultado.
Por conseguinte, a expressão gestão por processos refere-se à ações administrativas ou gerenciais, que visam acompanhar esta sequência lógica de atividades comcomeço, meio e fim.
Esta visão processual constitui-se em uma abordagem organizada para atingir objetivos específicos, por meio de passos preestabelecidos. Trata-se de um roteiro para o desenvolvimento estruturado das atividades-chave da área, visando à produtividade e, principalmente, à qualidade, com foco para atingir os objetivos organizacionais.
Provisão
Aplicação
MonitoraçãoManutenção
Gestão com Pessoas
Desenvolvi-mento
Provisão
Aplicação
Monitoração
Manutenção
Gestão com Pessoas
Desenvolvi-mento
Desta forma, a área com gestão com pessoas obtém resultados significativos, com relevantes impactos nos colaboradores e na organização, pela maneira de lidar com as pessoas, de atraí-las, de integrá-las à organização; pela maneira de orientá-las, de desenvolvê-las, derecompensá-las e de monitorá-las quanto ao atingimento dos objetivos delineados. Os processos básicos definidos por Chiavenato (2008) são representados pela figura 1.

Figura 1: Os cinco processos básicos da gestão com pessoas
Com isto, os cinco processos constituem um conjunto maior procedimentos globais que visam a munir a organização de pessoas capazes, as quais serão aplicadas emtarefas adequadas ao seu perfil, visando a atingir um melhor resultado organizacional – de forma que o resultado final seja maior que a soma individual dos recursos isolados da organização que compõem.

Tabela 1: Os cinco processos básicos na gestão com pessoas.

2. PROCESSOS BÁSICOS DE GESTÃO COM PESSOAS

3.1. PROVISÃO
O processo de provisão visa a abastecer a organização de pessoasque sejam capazes de suprir as necessidades da empresa no presente e no futuro. Tal característica atribui à área a incumbência de prospectar, recrutar, selecionar e contratar indivíduos com habilidades e competências necessárias à organização.

3.2.1. Recrutamento de Pessoas
O recrutamento é o conjunto de técnicas que visa a atrair candidatos qualificados a suprir as necessidadesorganizacionais.
As razões que levam uma organização a recrutar ocorrem devido a:
* Ascensão de cargos;
* Desligamentos;
* Aposentadorias;
* Transferências (por diversas razões);
* Implantação de novas instalações;
* Necessidade de produção e serviços específicos.

3.2.2. Etapas de Planejamento e Execução do Recrutamento
Dependendo do perfil gerencial daorganização, o processo de recrutamento ocorre em etapas sequenciais visando a prover a organização adequadamente. Geralmente as etapas desenvolvidas são:
1. Recebimento da requisição de vaga;
2. Identificação do perfil da vaga:
a. Análise das atividades e funções alusivas ao cargo a ser preenchido;
b. Perfil profissional e pessoal exigidos.
3. Escolha do método de seleção dos...
tracking img