3087 15613 1 PB

5548 palavras 23 páginas
Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, Maringá (PR)
DOI: http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2015v8nEd.esp.p181-203

A LOGÍSTICA REVERSA DAS EMBALAGENS DE DEFENSIVOS EM
UMA COOPERATIVA AGRÍCOLA
Michele Medianeira Martins Freitas*
Jaqueline Hintz Hoppe**
Lisandra Taschetto Murini***
RESUMO: A logística reversa é uma ferramenta que auxilia as empresas na tomada de decisões, e atualmente há um cuidado e preocupação com a sustentabilidade a fim de amenizar os impactos que o descarte inadequado dos produtos causam no meio ambiente. Diante disso, o objetivo geral do presente estudo compreende analisar os motivos que levam os associados da Cooperativa Agrícola Mista a devolverem as embalagens de defensivos agrícolas para descarte apropriado. Por conseguinte, aplicou-se um instrumento de pesquisa composto de vinte e seis perguntas fechadas, aos cinquenta e quatro produtores associados da Cooperativa no período entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013. Concluiu-se que os motivos que levam os associados a entregarem as embalagens de defensivos agrícolas após o uso em suas lavouras compreendem primeiramente a preocupação com o meio ambiente; seguido da preocupação com o acúmulo de embalagens vazias, gerando lixo; e, por fim, tem-se a questão das embalagens vazias em locais impróprios podendo gerar doenças, as possíveis intoxicações de animais, da natureza e do próprio ser humano.
O acúmulo indevido de embalagens vazias nas propriedades dos agricultores contribui de maneira significativa para o impacto ambiental, ocasionando doenças e trazendo sérios riscos à preservação do meio ambiente.
PALAVRAS-CHAVE: Consciência Ambiental; Embalagens; Logística Reversa

REVERSE LOGISTICS OF PACKAGES OF PESTICIDES IN AN
AGRICULTURAL COOPERATIVE
ABSTRACT: Reverse logistics is a tool for decision-taking in firms. There is currently great concern for sustainability to diminish impacts from the inadequate disposal
*

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria –

Relacionados

  • inventor
    157945 palavras | 632 páginas