3 Hidrologiaestatistica

24543 palavras 99 páginas
1

4 HIDROLOGIA ESTATÍSTICA: conceitos e aplicações
4.1 Conceitos básicos de Probabilidades
Um conjunto de dados hidrológicos necessita ser previamente analisado com base em alguns indicadores estatísticos básicos para que se possa, efetivamente, desenvolver a teoria das probabilidades às situações práticas desejadas. Primeiramente, este conjunto de dados hidrológicos é conhecido, no âmbito da hidrologia, como série histórica e consiste, basicamente, de uma amostra extraída de uma população.
Com base nesta amostra, podemos calcular alguns indicadores e medidas estatísticas importantes, como média, desvio padrão (variância), assimetria, curtose e distribuição de freqüência dos dados observados na amostra. Estas medidas caracterizam apenas a amostra e nada dizem a respeito da população em si. A distribuição de freqüências demonstra o comportamento da amostra no tocante à sua simetria e é nosso objetivo, na hidrologia estatística, modelar esta distribuição de freqüência com base num modelo matemático, constituído de parâmetros, conhecido como Distribuição de
Probabilidades.
Primeiramente, é importante que caracterizemos algumas situações relativas à amostra, contextualizada em termos da hidrologia. Podemos modelar uma distribuição de freqüência no contexto de dados discretos, como por exemplo, o lançamento de uma moeda ou no sorteio de números de alguma forma de loteria. No caso da hidrologia, pode-se, eventualmente, considerar dias chuvosos como variáveis hidrológicas discretas, mas na maioria das vezes, a hidrologia considera suas análises dentro do contexto de variáveis contínuas. Em se tratando de variáveis discretas, podemos responder à pergunta: qual a probabilidade de um número qualquer ser sorteado (evento x) dentro de um espaço amostral finito S qualquer, constituído por N números, sendo este um evento aleatório. A resposta pode ser escrita da seguinte forma:
P(x ) =

mx
N

(1)

Observe que todos os números que constituem o espaço amostral S possuem a
mesma

Relacionados