234234234

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Liderando as mudanças nas organizações é fundamental, pois somos levados nesse ritmo de mudar, inovar, evoluir e ir a busca da eficiência, é necessário saber identificar e discutir sobre todos os aspectos a serem trabalhados para a aceitação das mudanças.
Mal podemos calcular como são importante o primeiro passo, ele é urgente tanto nas pequenas empresas como nas grandes empresas, énecessário entendermos que o mundo não para, a pressão são grandes as exigências são cada vez maiores, pois o interesse em minimizar custo e maximizar produtividade e qualidade associado ao bem estar dos colaboradores, o importante é que o líder saiba conduzir essa equipe para realizarem com sucesso seus objetivos.

INTRODUÇÃO

Grandes transformações vêm ocorrendo no mundo dos negócios queimpactam diretamente na economia mundial reestruturando o ambiente empresarial. A necessidade de mudança tem sido imposta de fora para dentro da organização pelo avanço tecnológico, pelo processo de globalização e pela competição acirrada no mercado de trabalho que impõem novas formas de liderar/motivar as pessoas para produzirem mais e mais, trabalharem em times e atenderem melhor um cliente cada vezmais exigente. Nunca se precisou tanto da interação humana para se obter resultado.
Estão condenadas a desaparecer todas as organizações que não se adaptarem as transformações de oportunidades e de ambientes. Cada mudança cria um conjunto de outras mudanças.
A maioria das entidades organizacionais e pessoas se acomodam com a maneira que os negócios são conduzidos diariamente, na verdade fazer onegócio de sempre é a maneira mais fácil de executar uma função.
As mudanças são difíceis. Mudar os hábitos e comportamentos e as vezes as atitudes das pessoas com respeito ao modo de execução das funções implica em gerenciar mudanças.
Conforme MONTANA E CHARNOV (2001,p.306) a definição de mudança é:

Mudança-processo de transformar o comportamento de um indivíduo ou de uma organização; amudança pode ser sistemática ou planejada, ou pode ser implementada de forma aleatória.

LIDERANDO MUDANÇAS

Conforme KOTTER (2005), modelo de liderança vem apresentando significativas mudanças, nestes tempos que nos aproximam do final do século XX. É evidente que essas mudanças vem carregadas de forte componente tecnológico, e os arautos da nova visão, vem batendo na tecla do modelo das novaslideranças, falando em líderes de líderes, equilíbrio entre os enfoques para resultados e nos enfoques do desenvolvimento do homem.
Percebe-se um movimento de mudanças nas organizações, embora as figuras do passado ainda atuantes e vivas começam a dar lugar a uma nova geração. Os novos conceitos de organização levam a perceber que antes do controle e do aspecto econômico, a empresa tem um valorsocial forte o lucro está associado ao crescimento dos indivíduos. O desenvolvimento e a real consolidação dos níveis de eficácia de seu publico interno é fundamental para o sucesso da organização.
A visão mencionada no parágrafo acima em que se aborda o novo conceito de organização coloca nos ombros nas novas lideranças o cuidado com o crescimento do indivíduo, como peça fundamental na geração deresultados efetivos, capazes de agregar valor ao negócio.
O líder emergente tem entre suas responsabilidades a necessidade de gerar confiança em seus seguidores, estes devem perceber no líder alguém em quem devam confiar, depositar suas angústias e dúvidas, discutir alternativas de solução para superação de suas metas e problemas.
MONTANA E CHARNOV (2001, p.307) enfatiza dizendo
Mudanças ocorremdiariamente nas organizações, por projeto, espontaneamente ou por negligencia. As mudanças são voltadas para o futuro, e cada mudança pode provocar uma reação que por sua vez provoca uma outra reação futura. Portanto, freqüentemente, uma mudança ocasiona um efeito em cadeia de eventos futuros.
Segundo OLIVEIRA E MARINHO (2005) enfatizam que os lideres que construíram as grandes organizações...
tracking img