Eletroretinografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A eletroretinografia (ERG) é a avaliação gravação da atividade eletrofisiológica na retina em resposta a estimulação da luz e dentre as indicações para a realização deste exame nos animais, podemos citar:

1. Avaliação pré-operatória da função retineana antes da cirurgia de catarata. Infelizmente, muitos cães com catarata podem possuir ser portadores de degeneração progressiva da retina(atrofia). Nos casos aonde temos uma lente muito opaca tornando a fundoscopia inviável, o exame de ERG é muito importante para avaliarmos o potencial de visão deste paciente. Deve-se salientar que mesmo nos casos aonde temos uma retina doente, a cirurgia de facoemulsificação está indicada com o intuito de preservação do globo ocular e para prevenir-se o desconforto e dor causado por oftalmopatias gravesinduzidas pela catarata, como a uveíte e o glaucoma. É importante notar que mesmo na presença da catarata (ou de uma opacidade na córnea), a luz atinge a retina para causar uma resposta e permitir sua avaliação através da ERG. Esta também é a razão pela qual o reflexo pupilar fotomotor pode ser incitado em pacientes com catarata. Se o fundo do olho contra-lateral puder ser avaliadooftalmoscopicamente, um teste do ERG para detecção de atrofias de retina hereditárias é desnecessário, pois tal oftalmopatia é bilateral.

2. Diagnóstico das doenças retineanas em que nenhuma anormalidade oftalmoscópica é evidente. Estas incluem estágios iniciais de degeneração retineana progressiva, como hemeralopia (diminuição ou perda da visão diurna) em Malamutes do Alasca e da degeneração retineana súbitaadquirida (SARD). Em todas estas doenças existem anormalidades na ERG, mesmo que o fundo do olho pareça normal na fundoscopia.

3. Diferencial entre causas retineanas e pós retineanas de cegueira. Por exemplo, os casos de SARD e de neurite ótica podem similarmente apresentar-se com perda aguda da visão, uma aparência da retineana normal e com midríase fixa. Um ERG pode ser usado para odiferencial, pois nos casos de SARD (que é uma doença retineana) teremos um traçado anormal, enquanto que na afecção do nervo ótico o exame será normal por tratar-se de uma doença pós-retineana.

4. Diagnóstico precoce de atrofias hereditárias de fotoreceptores. Em algumas raças do cão, a ERG pode detectar alterações retineanas bem antes que os sinais oftalmoscópicos ou alterações de comportamento sejamobservados. Por exemplo, no Poodle Standard, no Cão d'água Português e no cocker Spaniel americano e inglês, as alterações no ERG podem ser notadas anos antes do aparecimento de sinais clínicos. Este diagnostico precoce é de suma importância para criadores que desejam pesquisar a presença de doenças retineanas hereditárias em suas matrizes.

A realização do exame de ERG

Embora a ERG seja umprocedimento não invasivo, os pacientes devem ser anestesiados para reduzir interferências elétricas e artefatos de movimento. A luz para estimulação é colocada perto do olho, e as respostas aos flashes de luz são gravadas usando 3 eletrodos. O eletrodo ativo (da gravação) é acoplado geralmente a uma lente de contato colocada na córnea. Dois outros eletrodos são colocados na pele para reduzir ainterferência elétrica.

Baseado na indicação clínica para a ERG, dois protocolos de gravação são utilizados nos animais. O primeiro é o rápido, protocolo “sim-não”, usado para demonstrar a função retineana. Este é realizado para descartar-se a presença de SARD ou no pré-operatório da facoemulsificação para cirurgia de catarata. Este é um teste breve, que grava a resposta a 2 ou 3 flashes de luz.Para a detecção precoce ou para a avaliação de doenças hereditárias dos fotorreceptores, um protocolo mais exaustivo é necessário. Este protocolo envolve um teste amplo dos cones e bastonetes, baseado em suas características fisiológicas diferentes. Algumas das propriedades do fotorreceptor que são avaliadas ao longo deste teste detalhado incluem:

• Resposta à luz fraca (visão escotópica),...
tracking img