22184421821

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSAIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
















ECONOMIA E RECURSOS NATURAIS:
O CRESCIMENTO ECÔNOMICO E A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS







RITA DE CASSIA ALVES DE ASSUNÇÃO
BETÂNIA MARQUES











Cuiabá (MT)
2011
[pic]

RITA DE CÁSSIA ALVES DE ASSUNÇÃO
E BETÂNIA MARQUES











ECONOMIA E RECURSOSNATURAIS:
O CRESCIMENTO ECONÔMICO E A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS







Seminário apresentado como requisito de avaliação da disciplina de Geografia humana e econômica, do curso de Ciências Sociais, da Universidade Federal do Mato Grosso, orientada pela professora Natalya Loverde Parpinelli.




Cuiabá (MT)
2011
APRESENTAÇÃO

Este Seminário tem como objetivoconceitualizar Economia e Recursos Naturais, destacando o crescimento econômico do Estado de Mato Grosso, do Brasil, a importância da utilização dos Recursos Naturais existentes, as conseqüências do uso em excesso desses recursos. Há uma necessidade de reflexão a partir da pressão exercida sobre os recursos naturais enquanto fatores de produção fazendo com que as questões referentes a possíveis limites àsua utilização sejam discutidas.
Isso se dá a partir do padrão de consumo sustentado pelo homem que a cada dia tornam mais evidente a inviabilidade do mesmo. São apresentados os conceitos de economia, índices de crescimento e faturamento do estado e do país, conceitos de recursos naturais, o uso das fontes de energia e suas conseqüências na atmosfera, índices de desmatamentos, destacando anecessidade de se preocupar com a qualidade do meio ambiente e o que pode ser feito para combater o mau uso dos recursos naturais.
O tema abordado será sempre uma pertinente questão a se tratar ao longo dos anos, a preocupação de uns com a futura escassez dos recursos naturais disponíveis, faz-se questionável o que poderia ser feito para se manter em crescimento econômico sem degradar o meioambiente, e nesse projeto indicaremos formas de como seria possível a união desses dois grandes desafios.















CONCEITO DE ECONOMIA

A economia, ou atividade econômica consiste, na produção, distribuição e consumo de bens e serviço. O termo economia vem do grego oikos (casa) e nomos (costume ou lei) ou gerir, administrar: daí “regras da casa” (lar) e “administração da casa”.
É aciência social que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. Assim sendo, esta ciência está intimamente ligada à política das nações e à vida das pessoas, sendo que uma das suas principais funções é explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos agentes econômicos, propondosoluções para os problemas existentes.
A ciência econômica está sempre analisando os principais problemas econômicos: o que produzir, em que quantidade produzir e para quem produzir, cada vez mais sendo aplicada a campos que envolvem pessoas em decisões sociais, como os campos religioso, industrial, educação, política, saúde, instituições sociais, guerra, e etc.





















ECONOMIA DOBRASIL


O Brasil possui atualmente uma economia forte e sólida, tem um mercado livre e exportador. Seu produto interno é de aproximadamente 2,5 trilhões de dólares (R$ 3, 674 964 trilhões), fazendo-lhe a nona maior economia do mundo em 2008 segundo o FMI (e décima maior economia segundo o Banco Mundial) fazendo-a segundo maior do continente americano atrás apenas dos Estados Unidos. No setoragrícola o Brasil tem sido notavelmente dinâmico: há duas décadas esse setor tem mantido o Brasil entre os países com maior produtividade em áreas relacionadas ao setor rural.
O desempenho da agricultura põe o agronegócio em uma posição de destaque em termos de saldo comercial do Brasil, apesar das barreiras comerciais e as políticas de subsídios adotadas pelos países desenvolvidos. Em 2010 a...
tracking img