200 Anos comercio esxtrior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumario

1. Introdução........................................................................................................ 4
2. 200 Anos de Comercio Exterior no Brasil .................................................... 5
2.1 – Resumo histórico ................................................................................... 6
3. 200 Anos de Comercio Exterior no Mundo.................................................. 8
4. Conclusão ....................................................................................................... 11
5. Referencias Bibliográficas ............................................................................ 12
6. Anexos...................................................................................................13;14;15

1. Introdução

O comercio exterior deu-se inicio com abertura dos portos no Brasil, e no mundo o avanço marítimos das expedições que desbravavam grandes continentes em busca de riquezas naturais e minerais. No decorrer dos tempos o comercio exterior foi baseado na produção de produtos agrícolas como o café , açúcar , algodão e a borracha.
No decorrer das 20 décadas pode serdestacados os seguintes fatos: a carta regia com a liberação dos portos brasileiros, o tratado com a Inglaterra o aumento da demanda da produção da borracha ; aumento do custo dos produtos importados estímulos das instalação das industrias no Brasil ; aumento das exportações de produtos agrícolas, o acumulo de capital e a expansão das atividades manufaturadas; o inicio da primeira guerra mundial; avalorização dos produtos agrícolas como o café, o fumo, o açúcar a borracha, algodão etc.; a quebra da bolça de Nova York, crise mundial e ainda a destruição dos estoques excedentes de café devido a crise e logo em seguida o inicio da segunda guerra mundial ocorre um intercambio com os Estados Unidos, destaque da produção do café; na década de 80 há um grande crescimento econômico por conta dosprodutos manufaturados; inicio da década de 90 o Brasil assina o acordo do MERCOSUL, e em seguida a regulamentação do comercio e por fim o crescimento econômico mundial por conta da produtividade industrial.
E no comercio internacional o corrente processo de crescimento com o decorrer dos tempos, surgindo na idade antiga, idade media, do descobrimentos e no período da revolução industrial , períodopós segunda guerra e ate o presente momento.



2. 200 Anos de Comércio Exterior no Brasil

A assinatura da Carta Régia da Abertura dos Portos, em 28 de janeiro de 1808, é considerada o marco da autonomia do comércio exterior brasileiro.
A chegada da Corte portuguesa ao Brasil e a abertura dos portos brasileiros ao comércio internacional estimularam o processo de emancipação políticae econômica do País. Além de permitir uma maior interação comercial com o resto do mundo, esse acontecimento tornou a então colônia mais acessível às transformações trazidas pelas novas tendências políticas liberais europeias, que pregavam a redução da interferência do Estado na economia e defendiam a liberdade comercial e a livre concorrência, em oposição ao exclusivismo colonial.
Nessa épocafoi consolidada a cultura agrícola do café, que se tornou o principal produto de exportação brasileiro, até meados da década de 60 do século seguinte.
Durante a maior parte dos séculos XIX e XX, o comércio exterior brasileiro baseou-se na exportação, em larga escala, de açúcar, café, borracha (1900-1910) e algodão e na importação de bens industrializados e petróleo. Apenas a partir de meados dadécada de 60 do século passado, dada a escassez de divisas, o governo brasileiro decidiu incentivar a exportação de produtos com maior valor agregado, concorrendo para a participação cada vez mais expressiva de produtos manufaturados nas exportações brasileiras.
Graças ao intenso processo de industrialização iniciado nos anos 50, o comércio exterior passou a ser visto como um mecanismo vital para...
tracking img