Bolsa de valores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Bolsa de Valores no Mundo
Bolsas de Valores
Histórico
A bolsa de valores é o mercado organizado onde se negociam ações de capital aberto (públicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros como Ações e Opções.
Pode ser na forma de uma associação civil sem fins lucrativos, que mantém o local ou o sistema de negociação eletrônico adequado à realização de transações de compra e venda detítulos e valores mobiliários, mas, o mais usual hoje em dia e que as Bolsas de Valores atuem como S/A`s visando lucro através de seus serviços. Seu patrimônio, no caso das associações civis, é representado por títulos pertencentes às sociedades corretoras que a compõem; no caso das S/A's este patrimônio é composto por ações. A bolsa deve preservar elevados padrões éticos de negociação, divulgando- com rapidez, amplitude e detalhes - as operações executadas.
Embora existam entidades que só operam com pregão eletrônico (como a norte-americana Nasdaq), em sua maioria as bolsas de valores dispõem de um pregão físico, onde são realizadas as negociações.
As bolsas têm o dever de repassar aos investidores (através de revistas, boletins e meios eletrônicos) informações sobre seus negóciosdiários, comunicados relevantes de empresas abertas, dados de mercado e tudo o mais que contribua para a transparência das operações. No Brasil, a atividade das bolsas é fiscalizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em Portugal a atividades das bolsas é fiscalizada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Definição e funções da bolsa
As bolsas de valores são instituições decaráter econômico que têm como objeto a negociação pública mercantil de títulos e valores mobiliários, ou seja, é um local onde compram e vendem ações. Nelas ocorre a canalização da oferta e demanda dos investidores e a publicação oficial dos preços ou cotações resultantes das operações realizadas.
As bolsas estão abertas a todo tipo de indivíduos e instituições e, apesar de possuírem poder deauto-regulamentação estão sujeitas ao controle e a regulamentação de algum órgão governamental de controle, como no caso da CVM no Brasil e a SEC nos Estados Unidos. As características fundamentais do mercado bursátil são:
* É um mercado público onde se negociam títulos e valores;
* Somente são contratados os títulos das entidades que tenham sido admitidas á negociação;
* As transaçõesestão asseguradas jurídica e economicamente. Isso é consequência da regulamentação existente, que garante as operações bursáteis e a qualidade dos valores.

Podemos dizer que a função de uma bolsa de valores não é a de criar riqueza, mas a de transferir os recursos da economia, pois a cada entrada de fundos no mercado bursátil corresponde uma fuga de capitais previamente aplicados, querepresenta simples transferência de propriedade.

Circuito da negociação com ações

Os passos da negociação com ações com bolsa.

- Escolha de um broker e abertura de uma conta
- Escolha das ações e da forma de investimento
- Dar a ordem a ser executada
- Negociação em bolsa
- Liquidação

Nos principais mercados de ações, os responsáveis pela compra e venda de ações em nome de clientes são osbrokers. Um broker pode ser definido como corretor, operador ou intermediário entre comprador e vendedor de títulos e valores mobiliários.
Segundo o tipo de transação e a natureza do cliente, existem vários tipos de brokers que têm funções e serviços diferentes,

Classificação de brokers:

* Brokers que são dealers.
* Brokers que trabalham para uma instituição financeira;
* Brokersque são InterDealer.
O processo de comercialização através dos brokers
CLIENTE
Determina a ordem com as informações:
* Nome da ação;
* Natureza da ordem – compra ou venda;
* Tamanho da ordem – magnitude;
* Tipo de ordem.

BROKER
* Consulta o mercado...
tracking img