1984

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA



NOME DOS ALUNOS









CIÊNCIAS SOCIAS: 1984



















SÃO PAULO
2012


1. – Como funciona a teletela?

A Teletela é um aparelho tecnológico que recebe e envia simultaneamente, todas as informações de áudio e vídeo dos membros do partido para controlá-los, principalmente os do partido externo e para o partido interno aTeletela poderia ser desligada para que eles pensassem que havia um momento de privacidade. A Teletela controlava os membros do partido de forma extrema, pois usava as várias formas conhecidas para isso, onde há desenvolvimento tecnológico em prol dos dominantes a população se torna controlável, e a Teleleta não vigiava apenas, ela também usava comunicação oral constante, que ajudava como forma deincentivo para que fizessem e pensassem a respeito e o que o mesmo queria.

2. – O que é novilíngua? Qual a sua implicação ideológica?

A Novilíngua é uma nova língua imposta pelo partido para diminuir o vocabulário e implantar palavras novas, tornando a comunicação e criação de ideias escassa, pois não há chance de uma revolução sem ideais ou heróis. A formação de uma nova língua exclusivapara o povo também cria um consenso social com a ideia de unificação e amor pelo governante, que está tentando melhorar a sociedade a ponto de incluir palavras com sentidos amplos que excluam outras, tornando a vida dos cidadãos mais fácil. Mas a implicação ideológica que essa atitude causa na vida das pessoas pode tomar uma proporção inimaginável, pois a comunicação é o principal instrumento para orelacionamento em sociedade e com essa atitude o Grande Irmão consegue distanciar as relações interpessoais, assim a sociedade não tem ideias, não sonha, não prospera, pois é se relacionando que se vislumbram as possibilidades de melhora, dessa forma o consenso social pela Novilíngua se tornou manipulável.




3. - Qual o objetivo do partido em alterar a história?

O objetivo do Partidoera suprimir a individualidade com o propósito de destinar toda a vida dos cidadãos aos seus interesses. Para manter a população entorpecida e influenciada eram frequentes os eventos com fachadas políticas e patrióticas. Os “Dois minutos do ódio” e as semanas especiais faziam as pessoas esquecerem suas vidas e amar apenas ao Grande Irmão. Aquele que não participasse era acusado de cometer crimidéia– ou idéias ilegais para o Partido, e, portanto um perigo à segurança nacional. O destino para os que fossem acusados de cometer crimidéia era o mesmo: ser vaporizado e virar impessoa, ou seja, o Estado apagaria todos os registros daquela pessoa como se ela nunca tivesse existido. Não tratava apenas de eliminar alguém que cometesse algum crime, mas fazer com que ela nunca tivesse nascido.

4. –Cite outras maneiras de controle utilizadas pelo partido. Explique.

O Partido é dividido em quatro Ministérios, o Ministério da Verdade, manipula a verdade sendo assim responsável pelo Partido parecer estar sempre certo.
Ministério da Paz responsável por organizar a estratégia para a constante Guerra.
Ministério da Fartura responsável pelas questões econômicas e por encobrir a escassezcrescente.
Ministério do Amor responsável por manter a ordem utilizando de opressão, dor e tortura.
Algumas características de controle utilizadas pelo partido são a submissão às imposições do partido, a não memória, a total falta de privacidade, a extinção de laços familiares, relações de sentimento, sexo, sentimento de amor e lealdade.
Todos que pensassem contrariamente às ideias do partidoestariam cometendo um ato de “crimidéia” e em decorrência as suas atitudes seriam “vaporizados”, ou seja, desapareceria como se jamais tivessem existido.
Os lemas do partido eram três:
“Guerra é Paz”
A Guerra contínua era instrumento de manipulação da população, portanto estar em guerra significa paz para o partido, o povo cada vez mais pobre apenas aceita e teme a guerra. “Ignorância é Força”
A...
tracking img