1400280980144

743 palavras 3 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
BRUNA CATARINA PIMENTEL SANTOS

INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS.

Tucano
2014

BRUNA CATARINA PIMENTEL SANTOS

INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS.

Trabalho apresentado ao Curso de pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina : Educação Inclusica e Libras; Pedagogia em Espaços Escolares e Não Escolares; Educação e Tecnologia em Educação; Cidadania, Diversidade: Relações Étnicos-Raciais; Seminário Interdisciplinar III.
Prof. EdilaineVagula; Sandra Vedoato; Vilze Vidotti; Cyntia Simioni; Fabio Luiz e Carlos Eduardo Gonçalves.

Tucano
2014

INTRODUÇÃO
O trabalho tem por objetivo verificar a proposta no PPP da escola a diversidade e o processo de inclusão do aluno articulado com necessidades especiais.
É fundamental entender que o Projeto Político Pedagógico, traduz o processo histórico, a identidade da instituição e a práticas pedagógicas que dimensionam suas atividades. Com esse sentido devemos também analisar como está sendo feita a inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/ superdotação. Dessa maneira o PPP deve contemplar a inclusão em sua mais ampla definição, pensando na variedade de diversidade como afirma Drago. “Que vivemos numa diversidade humana extremamente rica, em constante mudança e que todas as pessoas, independentes de características e peculiaridades que marcam a diversidade humana, são seres únicos em sua existência.” Então abrir espaços, incluir, buscar, quem está do lado de fora, reconhecer identidades compor equipes caracterizadas pela diversidade é um passo muito importante para sermos justos e reconhecermos na prática a dignidade de todas as pessoas.

DESENVOLVIMENTO

De acordo com a entrevista realizada na Escola de Ensino Fundamental José Valdir de Santana na zona rural no Povoado de Rua Nova

Relacionados