111224665689

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL- FEBAC
CURSO- FARMÁCIA

ALANNE CARDOSO DE ANDRADE
APOLLYANA TEIXEIRA DO NASCIMENTO
CINTIA CRISTIENE PENHA FRANÇA
CINTIA SANTOS DANTAS
CLENILDA SANTOS
STEFANY SARA BORGES FERREIRA





SÍNTESE DA CINETICA QUIMICA

BACABAL-MA
2012

ALANNE CARDOSO DE ANDRADE
APOLLYANA TEIXEIRA DO NASCIMENTO
CINTIA CRISTIENE PENHA FRANÇA
CINTIA SANTOS DANTASCLENILDA SANTOS
STEFANY SARA BORGES FERREIRA SOARES

SÍNTESE DA CINÉTICA QUIMICA
Trabalho apresentado a disciplina de físico-química como requisito para obtenção parcial da 2ª nota.

Orientador (a): Prof.ª Esp. Ana Cristina



BACABAL-MA
2012

INTRODUÇÃO
A cinética química, também conhecida como cinética de reação, é uma ciência que estuda a velocidade das reações químicas deprocessos químicos e os fatores que as influenciam.
Cinética química inclui investigações de como diferentes condições experimentais podem influir a velocidade de uma reação química e informações de rendimento sobre o mecanismo de reação e estados de transição, assim como a construção de modelos matemáticos que possam descrever as características de uma reação química.
A velocidade da reaçãorecebe geralmente o nome de taxa de reação. A taxa de reação está relacionada com: as concentrações dos reagentes e seu estado particular (estado físico, estado nascente dos gases, estado cristalino ou amorfo dos sólidos),o fato dos reagentes estarem ou não em solução (neste caso a natureza do solvente irá influir na velocidade da reação), a temperatura, a eletricidade, a luz, a pressão, a presençade catalisadores e dos produtos de reação.
Teoria das colisões: a velocidade de reação aumenta proporcionalmente a concentração dos reagentes
Sua importância é muito ampla, já que se relaciona com temas como, por exemplo, a rapidez com que um medicamento atua no organismo ou com problemas industriais, tais como a descoberta de catalisadores para acelerar a síntese de algum novo produto.
Em1864, Peter Waage e Cato Guldberg tornaram-se os pioneiros no desenvolvimento da cinética química pela formulação da lei de ação das massas, a qual estabelece que a velocidade de reação é proporcional a quantidade de substâncias reagentes.

FATORES QUE INFLUENCIAM NA VELOCIDADE DAS REAÇÕES:
* Temperatura
Com o aumento da temperatura, aumenta a energia cinética média das moléculas em um sistema econseqüentemente o número de colisões efetivas entre elas. Alimentos na geladeira, como por exemplo: leite, ovos, carnes e etc, demoram muito mais para estragar do que no ambiente. Isso porque as reações químicas feitas pelos microorganismos decompositores são retardadas pelas baixas temperaturas.
Há uma regra que foi formulada no século XIX pelo holandês Jacobus Henricus van't Hoff que diz que umaumento de 10 graus Celsius na temperatura do sistema que irá reagir duplica a velocidade da reação. Hoje sabe-se que essa regra apresenta várias exceções, mas ela é muitas vezes útil para se fazerem previsões aproximadas do comportamento da velocidade de certas reações. Ela é conhecida como Regra de Van't Hoff.

* Superfície de contato
Se numa reação atuam reagentes em distintas fases, oaumento da superfície de contato entre eles aumenta a velocidade das reações. Considerando, por exemplo, uma reação entre uma substância sólida e uma líquida, quanto mais reduzida a pó estiver a substância sólida, maior é a superfície de contacto entre as partículas de ambas as substâncias e portanto, maior é a possibilidade de essas partículas colidirem umas com as outras. Fazendo-se uma analogia,por exemplo, quando acende-se uma lareira, usa-se palha ou papel e destes acende-se as mais grossas porções de lenha.
Exemplos claros deste tipo de influência na velocidade de reações é o perigo que representa em silos de farinhas e grãos de cereais a combustão violenta, explosiva, de partículas finamente divididas com o ar. Um exemplo laboratorial que é apresentado sobre este fator é a...
tracking img