Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SIMULADO- AV1- FOLHA DE RESPOSTA

Disciplina: Teoria e Prática da Narrativa Jurídica
Nome da professora: Valquiria Paladino
Turno: Data da Prova:
Observações
1. Não será permitido o uso de lápis; somente caneta esferográfica azul ou preta.
2. Produza o texto nos padrões da modalidade escrita da língua e do gênero textual correspondente ao comando doenunciado de cada questão.
3. Não serão corrigidas, por motivos óbvios, respostas discursivas com letra ilegível.
4. A escrita deve ser contínua, sem linhas em branco, nem mesmo para separar parágrafos.

Na narrativa dos fatos, o ponto de vista é implícito, pois não é enunciado diretamente, apenas sugerido em uma modalização da linguagem “aparentemente” imparcial, conforme se constatanos exemplos, extraídos do livro de Victor Rodríguez (2002, p.177):

a) CAMELÔS INVADEM O CENTRO DA CIDADE E TUMULTUAM A VIDA DO PAULISTANO.
Revoltados porque a Prefeitura resolveu retirá-los das ruas do centro da cidade, camelôs fizeram ontem manifestação agressiva, destruindo vitrines de lojas e tumultuando o centro da cidade, inclusive ferindo transeuntes. A polícia foi obrigada a apaziguaro tumulto, dispersando os manifestantes.

b) POLÍCIA AGRIDE MANIFESTANTES NO CENTRO DA CIDADE.
Camelôs, que foram expulsos de seu local de trabalho nas ruas do centro da cidade, fizeram ontem manifestação na região central. A tropa de choque foi chamada para reprimir a manifestação, agredindo vários camelôs, que saíram feridos.
Questão 1 (2,0 pontos)
Comente sobre os efeitos desentido da modalização da linguagem usada na construção dos fatos nos dois fragmentos acima.
Uma das possibilidades de respostas
Observa-se que, embora se trate de um mesmo fato, há duas versões distintas sobre eles, ressaltadas pela seleção vocabular apresentada em cada um dos fragmentos.
Na letra a, temos uma seleção vocabular que registra uma enunciação desfavorável à conduta doscamelôs, como “invadem” e “tumultuam”,dando-nos a ideia de que agiram pela força, contrariando o nosso ordenamento jurídico. Eles são retratados como agressivos, violentos e desordeiros, chegando até a ferir os transeuntes, fato esse que obrigou, inclusive, a intervenção da polícia. Os camelôs nesse fragmento são os vilões de tudo.
Já na letra b, o mesmo fato é narrado de forma favorável aoscamelôs, pois a modalização volta-se para atenuar a conduta deles, como: “foram expulsos de seu local de trabalho”; “A tropa de choque... agredindo vários camelôs, que saíram feridos”. Nesse fragmento, os camelôs são descritos como vítimas da violência praticada pelo poder estatal, passando este a ser o vilão do ocorrido.

Questão 2 (1,0 ponto)
Os fragmentos abaixo foram extraídos de uma PetiçãoInicial, versando sobre AÇÃO NEGATÓRIA DE PATERNIDADE, mas os fatos aparecem intencionalmente em ordem alinear. Coloque-os na ordem cronológica.

( 7 ) Tal fato, aliado aos boatos espalhados pela própria genitora do requerido, motivaram o requerente a ajuizar a presente ação, visando à realização do exame de DNA e, por via reflexa, o reconhecimento efetivo de que não é pai do requerido.
( 3 )A genitora do requerido, (..), reconheceu que havia mantido relacionamento com o tal ABRAÃO, mas apenas depois do 2° mês de gravidez.
( 6 ) Sucedeu, contudo, que no ano passado o requerente passou a ser avisado, por conhecidos seus e até amigos da genitora do menor, que esta muito se vangloriava do fato do vindicante estar “sustentando filho de outro”.
( 2 ) Em audiência de instrução, em08.04.2006, o requerido prestou depoimento informando que embora tivesse mantido relações sexuais com a genitora do requerido, tinha conhecimento que naquela época, também já se relacionava com Abraão de Tal. Abraão era motorista de caminhão...(doc. anexo).
( 4 ) Foi realizado exame de tipagem sanguínea, que não excluiu a paternidade e, obviamente, não a confirmou.
( 5 ) Em audiência realizada...
tracking img