100 Dicas de entrevista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
100 Dicas para melhorar sua prática

1. A entrevista não é uma arte nem uma ciência. Não é uma arte no sentido de que o artista nasce com um dom. Não é uma ciência no sentido de que se baseia em experiências que podem ser repetidas - no jornalismo, coisas que funcionaram na semana passada podem não dar certo hoje.


2. A entrevista é uma destreza, uma habilidade. O bom entrevistador setreina.


3. Todos nós temos uma habilidade natural para conversar, para sociabilizar. Ela é a base para fazer reportagem. Um bom entrevistador não pode ser tímido, retraído. Mas dá para aprender, dá para melhorar. Escrever e editar é só a metade do trabalho.


4. Não vá na conversa do "seja você mesmo". Entrevistar não tem nada a ver com ser você mesmo. O jornalismo, quando faz uma entrevista,tem que representar um papel - o papel do entrevistador. Tem que ser diferente a cada pessoa que entrevista ou a cada circunstância que seu trabalho determina.


5. O jeito de andar por uma sala ou escritório cria um efeito "estou aqui". Seja positivo, confiante e entusiástico. É contagioso.


6. Seja sempre profissional com o entrevistado. Não entre em intimidades. Mantenha uma ligeiraformalidade.


7. Sua primeiras palavras - antes mesmo das perguntas - definem um clima. Insista no bom humor até o entrevistado entrar no seu astral.


8. Mas evite contar piadas. Você pode ter senso de humor, mas não apele.


9. Dê sempre ao entrevistado a impressão de que ele é importante, e não que está sendo usado como trampolim para você chegar a fontes mais quentes.


DOMINE SUA VOZ10. Você aprende a fazer boas entrevistas fazendo entrevistas horríveis. Para melhorar, experimente observar seu próprio desempenho. Grave sua voz, ouça as fitas, avalie seu trabalho.


11. Também funciona gravar sua voz ao telefone e depois ouvir como ela soa.


12. Evite falar monotonamente. Varie o ritmo e o tom de suas palavras para passar uma impressão de entusiasmo e ganhar asimpatia do entrevistado.


13. Não seja uma metralhadora verbal. Quando você fala pausadamente, o entrevistado fica mais à vontade. E ele pode desacelerar também, o que facilita as anotações e deixa mais clara a gravação.


14. Evite ficar ruminando pausas verbais do tipo "hum, hum", "o senhor sabe", "entendo", que desviam a atenção do entrevistado.


CONTROLE OS NERVOS


15. Um rosto depedra pode não ser interpretado como objetividade jornalística, mas como sinal de que você morre de tédio. Em geral, quanto mais animada sua expressão facial, mais chance você tem de conseguir boas respostas.


16. Sorria sempre que seja o caso. Dê impressão de estar se divertindo com as respostas do entrevistado.


17. Mantenha o controle emocional durante a entrevista. Não fiqueirrequieto, não tamborile pés e mãos, não ande desnecessariamente. Todos os seus movimentos e gestos devem ter um significado calculado.


18. Tente eliminar a barreira que o separa do entrevistado. Evite começar a entrevista com uma mesa de reunião entre vocês. Muito melhor é sentar ao lado dele num sofá.


19. Contato visual é um meio de comunicação. Use-o . Olhe o entrevistado nos olhos. Se vocêfor tímido, fixe o olhar numa das pálpebras do entrevistado, nos seus óculos ou em outro detalhe facial.


20. Se o entrevistado não fuma, não fume, para não incomodá-lo e não despertar sua antipatia, pressa ou má vontade.


21. Lembre-se de seu objetivo durante a entrevista. Você está atrás de uma entre duas coisas - informação ou intimidade do entrevistado.


22. Tenha um comportamentoprofissional. Sua credibilidade depende de seu senso de organização. Se você revira os bolsos atabalhoadamente à procura da caneta ou toma notas num cupom, de estacionamento, está perdido.


23. Seja curioso sobre tudo, mostre-se interessado ao entrevistado. Não pareça distraído ou preguiçoso.


24. Por meio de sua atitude, dê ao entrevistado a sensação de que está mais empenhado em entender...
tracking img