1 Como o estresse pode afetar a sua saúde e como lidar com ele

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 COMO O ESTRESSE PODE AFETAR A SUA SAÚDE E COMO LIDAR COM ELE

O estresse é um componente da vida moderna e está cada dia mais presente, muitas vezes é um aliado na superação de desafios, mas cronicamente pode causar danos importantes para a saúde física e mental.

As facilidades e a agitação da vida moderna trouxeram consigo o estresse. O trânsito, a instabilidade no emprego, a violência,entre outras coisas, fazem com que recebamos doses diárias de estresse. Mas o estresse em si não é algo ruim, na verdade ele é uma importante resposta do organismo para a manutenção da vida. Temos que aprender, portanto, a lidar com ele, não permitindo que o estresse traga conseqüências danosas para a nossa saúde.

1.1 O QUE É O ESTRESSE

O estresse é uma resposta do organismo frente a umperigo, que prepara o corpo para fugir ou lutar. Está presente nos animais com a finalidade de preservação da espécie, como por exemplo, para fugir de um predador. Hoje não precisamos nos defender de predadores, mas há muitas outras coisas que disparam o gatilho do estresse, que podem ser externas ou internas, agudas ou crônicas. A externa inclui condições físicas adversas (como dor, frio ou calorexcessivos) e situações psicologicamente estressantes (más condições de trabalho, problemas de relacionamentos, insegurança, etc). Entre as internas estão também as condições físicas (doenças em geral) e psicológicas.

O estresse agudo é uma reação a uma ameaça imediata, que pode ser qualquer situação que é experimentada como um perigo. Algumas pessoas, por exemplo, tem verdadeiro pavor de viajar deavião, e quando o fazem, apresentam um estresse passageiro. Na maioria dessas circunstâncias de estresse agudo, uma vez eliminado o fator estressante, a resposta do organismo se inativa e os níveis dos hormônios voltam ao normal. Entretanto, a vida moderna freqüentemente nos expõe a situações cronicamente estressantes, e a resposta do organismo ao estresse não é suprimida. Dentre os fatoresestressantes crônicos, estão a pressão no trabalho, problemas de relacionamento, solidão, problemas financeiros e a insegurança.

1.2 QUAIS OS EFEITOS BIOLÓGICOS DO ESTRESSE?

O estresse tem um importante papel no desempenho de atividades como competições esportivas, reuniões importantes, ou em situações de perigo, em que o estresse pode ser um importante aliado proporcionando um aumento dacapacidade física, raciocínio, memória e concentração através de alterações em todo o organismo. Entretanto, se o estresse se torna persistente todo esse aparato biológico pode ser danificado.
Algumas condições podem favorecer o aparecimento dos efeitos negativos sobre o organismo:

Um acúmulo de situações persistentemente estressantes, particularmente aquelas de difícil controle, como a pressão notrabalho, um relacionamento infeliz.

Estresse persistente seguido de uma resposta aguda a um evento traumático, como um acidente automobilístico.

• Um relaxamento ineficiente ou insuficiente.

• Um estresse agudo em pessoas com doenças graves.

• Os efeitos danosos do estresse persistente

1.3 EFEITOS PSICOLÓGICOS.

Estudos sugerem que a incapacidade de se adaptar ao estresse, estáassociada ao início de depressão ou ansiedade. Parece que a liberação repetida do hormônio de estresse diminui a liberação de serotonina, uma substância importante para a sensação de sentimentos de bem estar. Certamente o estresse diminui a qualidade de vida reduzindo os sentimentos de prazer e realização, e os relacionamentos são freqüentemente prejudicados.

1.4 EFEITOS FÍSICOS.

Aumento dapressão arterial; Maior risco de derrame; Maior susceptibilidade a infecções; Distúrbios gastrointestinais, como diarréia e constipação; Desordens alimentares, ganho ou perda excessivos de peso; Resistência à insulina que está associada ao diabetes tipo 2, e exacerbação do diabetes;

Dor de cabeça do tipo tensional; Insônia; Diminuição do desejo sexual e impotência temporária nos homens;...
tracking img