Resposta de uma prova de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* O principio defendido por John Q é o da Igualdade, é de dever do Estado garantir para o cidadão a assistência de que venhamos necessitar. No caso de John Q, o Estado se omitiu a esse PrincipioMoral, ele se negou a proteção que aquele cidadão necessitava naquele momento, John não pode de nenhuma maneira contar com a ajuda que ele precisa do Estado para salvar seu filho. Perante a ação tomadapor John Q, vemos de uma maneira clara o quanto é necessário que o Estado cuide (preste a atenção necessária), para cada um de seus cidadãos de uma maneira igual para todos.

* O PrincípioUtilitarista nos traz que devemos fazer a maior quantidade de bens ao maior número de pessoas, Jonh Stuart Mill defende que a felicidade é um bem conveniente a ser desejado e que é moral. Quando o Estadoampara seus cidadãos, ele promove através dessa ação a felicidade para os elementos da sociedade. Ao garantir os direitos (saúde, moradia, educação...) de uma sociedade ele está produzindo um bem comum aum maior número de pessoas.

* Poderia sim. Rousseau nos mostra que o cidadão é bom por sua natureza e o Estado é mal, quando ele não cumpri suas obrigações conosco ele se responsabiliza pelasações que tomamos em decorrência da falha que ele cometeu. No caso de John Q se o Estado tivesse prestado toda assistência que seu filho necessitava para o transplante de coração, ele não teriarealizado a ação moral de manifestar e manter aquelas pessoas pressas no hospital. Foi por conta da falha do Estado que ele tomou a atitude de fazer ação que fez, ele simplesmente fez se cumprir uma obrigaçãoque era do Estado, naquele momento diante do seu desespero ele tomou aquela obrigação para si.

* O Principio Moral defendido por George Edward Moore é observado no filme no exato momento emque John Q não vendo mais solução para salvar a vida de seu filho, ele opta pelo suicídio, para que seu coração seja transplantado no menino. Ao tomar essa atitude ele não necessitará prejudicar as...
tracking img