1 Co 12.12-27

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
(antes o vídeo = o que é igreja?)
1 Co 12.12-27
O CONTEXTO DE CORINTO
A igreja de Corinto era uma igreja que havia sido muito abençoada por Deus em diversos aspectos. Quando Paulo inicia estacarta ele reconhece, no capítulo primeiro, que Deus havia abençoado a igreja com toda sorte de bênçãos espirituais, de dons espirituais, ao ponto de “não lhes faltar dom nenhum”. Corinto era uma igrejacarismática no sentido bíblico da palavra, ou seja, tinha os “carismas” do Espírito de Deus, os dons, através dos quais desenvolvia seu serviço prestando culto a Deus e cumprindo a sua missão nestemundo. Infelizmente, por motivos que desconhecemos, esta igreja de Corinto, que havia sido fundada pelo apóstolo Paulo, com menos de três anos de fundada começou a desviar-se dos padrões de conduta e dedoutrina que o apóstolo havia estabelecido por ocasião de sua fundação.  
IGREJA DE GRUPOS. Grupos que se formaram em torno de pessoas que tinham tido uma participação no passado recente da igreja.Estudiosos chamam a estes de “grupinho dos espirituais” que falavam em línguas e se gloriavam por terem experiências extraordinárias, mas ao mesmo tempo não se submetiam a autoridade de ninguém.PROBLEMAS DOUTRINÁRIOS. Um grupo não aceitava a ressurreição dos mortos (cap. 15), além de problemas quanto a liberdade cristã (10:28). “Será que posso comer carne sacrificada aos ídolos”? Os “fortes”diziam que sim e subestimavam os “fracos”, e quanto às questões do casamento (cap. 7): O que é mais espiritual? Casar ou ficar solteiro?
AINDA HAVIA OUTROS PROBLEMAS QUE SE REFLETIAM NO CULTO. Os“espirituais” falavam línguas sem interpretação para a igreja e desta forma não edificavam (14:5); os profetas falavam, mas não havia ordem de quem deveria falar primeiro (14:29, 32); as mulheres entusiasmadasestavam querendo tirar qualquer sinal de que há uma diferença entre homem e mulher dentro da ordem da criação de Deus (11:8-9); na hora da Santa Ceia havia pessoas que até se embriagavam (11:21)...
tracking img