0Ficinas

2146 palavras 9 páginas
Ficha de Leitura 1. Nº__1__.

2. Referência Bibliográfica Completa:
Carloto, Cássia Maria (2005) A chefia familiar feminina nas famílias monoparentais em situação de extrema pobreza, Revista Virtual Textos & Contextos, nº 4, dez, 1-14

3. Palavras-chave:
Família monoparental; Chefia familiar feminina; Familia

4. Biblioteca/Centro de Documentação:
Revista Virtual Textos & Contextos

5. Tipo de fonte: 6. Documentos Intermediarios/ Estatistica

6. Tipo de trabalho:
Empírico

7.Objectivos/preocupações centrais do autor: A autora procura identificar, conhecer e analisar o perfil socioeconómico das famílias monoparentais chefiadas por mulheres em situação de extrema pobreza.
Procura ainda, apresentar e comentar dados sobre uma pesquisa realizada com mulheres chefes de família monoparental, em situação de extrema pobreza, no município de Londrina, no período de 2003 a2005.

8. Perspectivas teóricas revisitadas (relevantes para a minha investigação); Perspectivas teóricas utilizadas.

9. Estudos empíricos revisitados (relevantes para a minha investigação):
A autora revisitou estudos de vários autores tais como, Lavinas (1998) ao dizer que, muitas pesquisas têm insistido nas dificuldades que a instabilidade conjugal e a mudança na estrutura familiar têm provocado nos setores mais empobrecidos da população, nas quais a mulher passa a acumular sozinha funções de provedora e de responsável exclusiva pela esfera da reprodução.
Tal fenômeno cresce principalmente entre as famílias mais pobres e está relacionada fundamentalmente à menor capacidade de ganho das mulheres, provocada por diversos fatores cujo principal vetor é a condição de gênero articulado à classe e etnia. Segundo Butto (1998, p. 72), “domicílios chefiados por mulheres têm, em média, uma renda menor não porque têm mais crianças ou menos adultos, mas porque a/o chefe do domicilio, sendo uma mulher, ganha menos”.

Para Bruschini (1990) a divisão interna dos

Relacionados

  • 0Ficina da lingua portuguesa
    603 palavras | 3 páginas
  • PROJETO JHENIFER
    5159 palavras | 21 páginas
  • metodologia
    67334 palavras | 270 páginas