0Ficina da lingua portuguesa

603 palavras 3 páginas
__________________________________________________________

_____________________

I - IDENTIFICAÇÃO:
INSTITUIÇÃO:
PROFESSORA:
ALUNO (A):Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA
Série:2º ANO do Ensino Fundamental Turma: 101
Data: 25/10/2011 Tempo/Horário das 7h às 7h e 50 min.

II - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Identificar a vogal “a” e as sílabas ca, fa, ja, ma e ra para que os alunos possam reconhecê-las nas palavras girafa, jacaré, macaco e rato, retiradas do livro A Arca de Noé.
– Formar novas palavras, visando à ampliação do próprio vocabulário.
– Incentivar a participação oral dos alunos, para que sua fala seja valorizada.

III - UNIDADE TEMÁTICA: Composição de sílabas e palavras com a vogal “a”
Ao entrar na sala de aula, darei bom-dia aos alunos e começarei solicitando a todos que colaborem com a aula, participando ativamente das tarefas solicitadas. Em seguida pedirei à turma que se sente numa rodinha para que eu possa contar uma história. Ao mostrar o livro perguntarei, como desafio, se eles já conhecem esta história e se alguém é capaz de ler o título do livro. A partir dos depoimentos e impressões colhidos, convidarei todos a escutarem a história, de forma que a unidade temática seja introduzida de uma maneira lúdica, através da leitura participativa do livro A Arca de Noé.

IV - TRATAMENTO DIDÁTICO DA MATÉRIA
• Conteúdo a ser trabalhado
Reconhecer a vogal “a”.
Reconhecer as sílabas ca, fa, ja, ma e ra.
Formar palavras a partir das ilustrações selecionadas, trabalhando o som da vogal “a” das sílabas que darão significado à palavra formada.

• Procedimentos metodológicos
No decorrer da apresentação da história, pedirei para que os alunos nomeiem algumas ilustrações, detendo-me mais às figuras selecionadas, buscando mostrar, através do som, a presença da vogal “a” em sílabas. Neste primeiro momento, o assunto será trabalhado oralmente, visando não apenas à expressão do conhecimento prévio das crianças e o que ela naquele momento

Relacionados