• Empirismo
O empirismo é caracterizado pelo conhecimento científico, quando a sabedoria é adquirida por percepções; pela origem das idéias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados. O empirismo é uma teoria epistemológica que afirma que todo o conhecimento deriva da experiência e, consequentemente, dos sentidos. Como teoria oposta ao racionalismo, critica a metafísica e conceitos como os de substância e causa.
• Racionalismo
O Racionalismo aborda o tema do conhecimento a partir das ciências exatas. o conhecimento é alcançado fazendo um bom uso da razão, e não dos sentidos, porque a informação obtida através dossentidos pode estar errada, porque é possível haver engano naquilo que se ouve ou vê.O racionalismo muda de aspeto conforme se opõe a cada filosofia. Opõe-se ao pensamento arcaico pelo seu estilo, jáque está atento à ideia e visa uma coerência inteligível. Opõe-se ao empirismo, tornando-se metódico, armando-se coma lógica e a matemática.
• Criticismo
O Criticismo foi uma corrente filosófica que indica a razão como imprescindível para se alcançar o conhecimento, não havendo a necessidade do recurso aos sentidos. O criticismo é o estudo metódico prévio do ato de conhecer e dos modos de conhecimento, ou seja, uma disposição metódica do espírito no sentido desituar, preliminarmente o problema do conhecimento em função da relação sujeito-objeto, indagando as suas condições e pressupostos.
• Pragmatismo
O Pragmatismo constitui uma escola de filosofia, com origens nos Estados Unidos da América, caracterizada pela descrença no fatalismo e pela certeza de que só a ação humana, movida pela inteligência e pela energia, pode alterar os limites da condição humana. Este paradigma filosófico caracteriza-se, pois, pela ênfase dada às consequências -utilidade e sentido prático – como componentes vitais da verdade.
O Pragmatismo foi a primeira filosofia americana elaborada autonomamente. Inspirada em Ralph Waldo Emerson, [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 06). Empirismo, racionalismo, criticismo, pragmatismo, dogmatismo, ceticismo, subjetivismo e relativismo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Empirismo-Racionalismo-Criticismo-Pragmatismo-Dogmatismo-Ceticismo/984806.html

MLA

"Empirismo, racionalismo, criticismo, pragmatismo, dogmatismo, ceticismo, subjetivismo e relativismo" TrabalhosFeitos.com. 06 2013. 2013. 06 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Empirismo-Racionalismo-Criticismo-Pragmatismo-Dogmatismo-Ceticismo/984806.html>.

MLA 7

"Empirismo, racionalismo, criticismo, pragmatismo, dogmatismo, ceticismo, subjetivismo e relativismo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2013. Web. 06 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Empirismo-Racionalismo-Criticismo-Pragmatismo-Dogmatismo-Ceticismo/984806.html>.

CHICAGO

"Empirismo, racionalismo, criticismo, pragmatismo, dogmatismo, ceticismo, subjetivismo e relativismo." TrabalhosFeitos.com. 06, 2013. Acessado 06, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Empirismo-Racionalismo-Criticismo-Pragmatismo-Dogmatismo-Ceticismo/984806.html.