073329611147

2766 palavras 12 páginas
4.4 Resultado da pesquisa

O uso da tecnologia no ambiente escolar anda em constante crescimento, sendo utilizado com a intenção de prender a atenção do aluno, e aumentar a compreensão do conteúdo ministrado. A internet, é uma das ferramentas mais utilizadas e conhecidas entre os jovens, cabe ao professor qualificar-se e adequar-se a esta técnica.
Uma das formas de tornar as aulas mais atrativas, participativas e eficientes, é utilizando subsídios como incremento no processo da aprendizagem e o uso das tecnologias é considerado um fator que auxilia para essa mudança nas salas de aula. A tecnologia na escola causa efeitos positivos, como desenvolvimento das habilidades intelectuais e cognitivas, maior estímulo, concentração, aumenta a curiosidade de buscar o desconhecido, e os estudantes mostram maior interesse para aprender.
Por estes motivos, a tecnologia na educação é considerada atualmente como fundamental no processo de ensinar e aprender. Dessa forma, uma das sugestões para melhorar o trabalho do docente com as tecnologias, mencionada pelo professor C na pesquisa, enfatiza o seguinte:

Os novos tempos exigem um padrão educacional voltado para um conjunto de competências e habilidades essenciais. Um melhor uso das tecnologias, associadas a um bom planejamento já é um bom começo. O professor não pode ser mais prático somente com o pincel.

Neste contexto, é obrigação do professor saber incorporar e utilizar as novas tecnologias. Sendo importante modificar o processo didático e metodológico. Entender que a tecnologia na escola é apenas uma ferramenta, o planejar faz parte do currículo do professor, aperfeiçoando o conteúdo das aulas com pesquisas na internet, utilizando slides e vídeos através de data show, aguçando a parte crítica de filmes utilizando DVD e Televisão, entre outros meios tecnológicos. E deixar o pincel, como complemento de uma aula dinâmica, atrativa e com eficiência.
Nesta ótica, foi indagado no questionário sobre quais

Relacionados